Texto Maior
Texto Maior
Texto Maior
Texto Menor
Texto Menor
Texto Normal
Texto Normal
Contraste
Contraste
Libras
Libras
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Acesso à informação
Acesso à informação
Libras
Mapa do Site

Sexta-feira, 19 de abril de 2024 Telefone (11) 4435-3555

Atendimento Atendimento: De Segunda a Sexta das 8:00 às 17:00 Horas

logo
Quin
18/04
Chuva
Máx 22 °C
Min 19 °C
Índice UV
8.0
Sext
19/04
Parcialmente Nublado
Máx 21 °C
Min 16 °C
Índice UV
8.0
Sáb
20/04
Parcialmente Nublado
Máx 24 °C
Min 14 °C
Índice UV
8.0
Domi
21/04
Parcialmente Nublado
Máx 26 °C
Min 15 °C
Índice UV
8.0

Educação - Sexta-feira, 09 de Dezembro de 2016

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

Atendimento a autores de violência contra a mulher possibilita mudança de comportamento

Atendimento a autores de violência contra a mulher possibilita mudança de comportamento


Atendimento a autores de violência contra a mulher possibilita mudança de comportamento

 

A atuação dos serviços atendimento a autores de violência contra a mulher, criados a partir da Lei Maria da Penha (Lei Federal 11.340/2006), mostra que homens envolvidos nessas situações podem mudar de comportamento, por meio da avaliação das suas atitudes. Em seminário realizado nesta sexta-feira (9), o Consórcio Intermunicipal Grande ABC reuniu experiências de coordenadores e representantes de iniciativas realizadas nas sete cidades e em outras regiões do país. A organização do encontro foi do Grupo Temático Gênero e Masculinidades.

Delegada titular de Defesa da Mulher em Diadema, Renata Lima de Andrade Cruppi, apresentou o trabalho do Programa Homem Sim, Consciente Também. A iniciativa consiste em formar grupos de homens com traços de agressividade e vícios e colocá-los para conversar sobre seus problemas e sentimentos, auxiliando na diminuição de ocorrências de violência. “Se conseguirmos mudar o comportamento de um a cada dez homens podemos considerar um grande avanço, pois isso representa uma família recuperada”, afirmou.

Reginaldo Bombini, membro do GT e especialista em Segurança Pública, Cidadania e em Direitos Humanos, compartilhou a experiência do Programa E Agora, José?, desenvolvido em Santo André. A iniciativa busca questionar os papéis sociais de gênero que têm legitimado as desigualdades sociais e a violência contra as mulheres, por meio de um processo socioeducativo que conduza a responsabilização do autor de violência. “Muitas vezes os autores de violência perguntam se tudo o que aprenderam em relação a comportamento estava errado. Infelizmente, temos que responder que sim”, disse.

Coordenador do Coletivo Feminista Sexualidade e Saúde, o psicólogo Leandro Feitosa Andrade falou sobre a atuação da organização não governamental (ONG) como espaço de socialização masculina. “O grupo reflexivo não funciona como autoajuda. As reuniões despertam muita emoção entre os homens participantes, que não têm como ficar neutros quando todos os colegas estão mobilizados na discussão dos temas trabalhados”, explicou.

O encontro contou ainda com a participação da psicanalista Malvina Muszkat, do Programa de Mediação Transdisciplinar da Pró-Mulher, Família e Cidadania, de São Paulo; e do filósofo Sérgio Flávio Barbosa, do Programa Tempo de Despertar, de Taboão da Serra; e do psicólogo Fernando Acosta, do Serviço de Educação e Responsabilização de Homens, de Nova Iguaçu (RJ).

FacebookTwitterWhatsAppImprimir

384 Visualizações

Voltar para a listagem de notícias

CALENDÁRIO DE EVENTOS

ACOMPANHE-NOS

HORÁRIO DE ATENDIMENTO:

De Segunda a Sexta das 8:00 às 17:00 Horas

SIGA NAS REDES SOCIAIS

FacebookInstagramTwitterYouTubeLinkedIn

CONTATO

Av. Ramiro Colleoni, 5
Centro
Santo André - SP
CEP: 09040-160
Telefone: (11) 4435-3555
E-mail: contato@consorcioabc.sp.gov.br

Ver Localização

Versão do sistema: 2.0.0 - 19/04/2024

Portal atualizado em: 18/04/2024 17:01:44

Consórcio Intermunicipal Grande ABC - SP.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Política de Cookies e Políticas de Privacidade.