.
Acessibilidade
.
.
.
.
.
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
.
.
.
Notícias por Categoria
Caminhada de enfrentamento à violência contra a mulher marca fim da Campanha Regional do Laço Branco
Membros do Grupo Temático Gênero e Masculinidades do Consórcio Intermunicipal Grande ABC e do Fórum de Gênero e Masculinidades do Grande ABC realizaram uma caminhada de conscientização em combate à violência contra a mulher, na manhã desta quarta-feira (21). O ato encerra a Campanha Regional do Laço Branco.
Iniciada no último dia 25, em celebração ao Dia Internacional de Erradicação da Violência Contra a Mulher, a Campanha integra uma iniciativa internacional que objetiva sensibilizar, envolver e mobilizar os homens no engajamento pelo fim da violência contra a mulher e pela superação das desigualdades entre gêneros.
Em diálogo com a população transeunte entre as ruas Coronel Oliveira Lima e Doutor Albuquerque Lins, no centro de Santo André, o grupo, munido de faixas e banners, fez a entrega de folders e laços brancos. Eurico de Marcos Jardim, representante do município de Mauá do Grupo Temático, destaca a necessidade de sensibilização das pessoas. “Em princípio elas rejeitam a campanha, mas conseguimos caminhar juntos e mostrar o foco de combate à violência contra a mulher com intuito de sensibilizar o público. O impacto da Campanha foi bastante grande, com inserção em rádio e em jornais, além do diálogo com a própria população”, explica.
A atividade foi realizada em conjunto com o Grupo de Estudos e Práticas de Gênero e Masculinidades (Gepragen), constituído a partir do 2º Curso de Gênero e Masculinidades, promovido pelo Consórcio em setembro deste ano.
Histórico
A Campanha do Laço Branco foi lançada por um grupo de homens no Canadá, em repúdio à violência contra as mulheres. A iniciativa ocorreu após um homem de 25 anos invadir uma sala de aula da Escola Politécnica de Montreal e atirar em 14 mulheres, suicidando-se em seguida. Esse crime de ódio mobilizou a opinião pública de todo o país e do mundo, despertando amplo debate sobre as desigualdades entre homens e mulheres e a violência gerada pelo desequilíbrio social.