Quinta-feira, 18 de julho de 2024 Telefone (11) 4435-3555

Destaques do Consórcio - Sexta-feira, 23 de Dezembro de 2016

Com ações preventivas, Consórcio prepara ABC para Operação Regional Chuvas de Verão

Entidade promoveu Programa de Remoções Preventivas, ações em Núcleos Comunitários de Proteção e Defesa Civil e treinamento sobre árvores urbanas

Com ações preventivas, Consórcio prepara  ABC para Operação Regional Chuvas de Verão

O Consórcio Intermunicipal Grande ABC, por meio do Grupo de Trabalho Defesa Civil, realizou, ao longo de 2016, ações preventivas e de preparo​ para minimizar os impactos negativos do período de chuvas.  Entre as iniciativas realizadas como parte da Operação Regional Chuvas de Verão, o Programa de Remoções Preventivas removeu 553 moradias apontadas como em situaçãode ​risco iminente no ABC, o que corresponde a 87,8% do total de 630 que estavam nesta situação.

A coordenadora do GT Defesa Civil, Débora Diogo, ressalta que a iniciativa é fundamental dentro das ações estratégicas do Consórcio. “A remoção preventiva de moradias em situação de risco é uma ação muito importante, pois diminui o número de pessoas expostas aos impactos das chuvas de verão”.

O GT Defesa Civil da ​entidade regional, ​também promoveu o treinamento e a orientação dos moradoresque fazem parte dos Núcleos Comunitários de Proteção e Defesa Civil (NUPDECs), localizados em áreas mais vulneráveis aos riscos. Além das ações educativas, o GT distribuiu materiais voltados para prevenção de desastres e incentivou mais habitantes destas regiões a fazer parte destes núcleos.

As equipes das Defesas Civis municipais participaram de um intercâmbio de uma semana noCentro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden)com as equipes técnicas para entrosamento e preparo em casos de alerta para deslizamentos, funcionamento dos pluviômetros, monitoramento climático e educação preventiva. ​Rece​beram também outros treinamentos referentes​ à queda de árvores na área urbana no período de chuvas, problema recorrente no verão.

Em novembro, o Consórcio promoveu uma capacitação regional de agentes técnicos e operacionais das sete cidades. O curso, organizado pelo Grupo Temático Gestão de Árvores Urbanas, contou com conteúdo teórico sobre avaliação de riscos e atividade prática com informações sobre Equipamento de Proteção Individual (EPI), técnicas de poda e manutenção básica de motosserra.

Outras atividades realizadas contribuíram para difundir a importância das ações preventivas no ABC, aponta a coordenadora do GT Defesa Civil. “Por meio de campanhas institucionais, divulgação de dados das chuvas ​e de material preventivo na internet e nas redes sociais, além depublicações educativas foi possível entrar em contato direto com a população, envolvendo alunos, professores e trabalhadores da região”, afirma Débora Diogo.

Versão do sistema: 2.0.0 - 12/07/2024

Portal atualizado em: 17/07/2024 17:21:35