Sexta-feira, 17 de maio de 2024 Telefone (11) 4435-3555

Administração - Quarta-feira, 30 de Novembro de 2016

Conceitos sobre investimento anjo são disseminados no ABC

Atividades promovidas pela Anjos do Brasil, com apoio do ITESCS, orientam e auxiliam startups e potenciais investidores

Conceitos sobre investimento anjo são disseminados no ABC

Empresários, empreendedores e investidores acompanharam apresentação, na terça-feira (30), sobre conceitos relacionados a "investimentos anjo", ministrada pelo líder regional do Núcleo ABC Anjos do Brasil, o presidente do Instituto de Tecnologia de São Caetano do Sul (ITESCS), Benicio José. Durante a atividade, realizada no Consórcio Intermunicipal Grande ABC, por meio de parceria com o ITESCS e apoio da Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC, os participantes receberam dicas sobre pontos a serem observados por potenciais "investidores anjos" em projetos de startups.

Investimento anjo é o tipo de investimento feito por pessoas físicas com capital próprio em startups, empresas com alto potencial de crescimento. Esse investidor aplica dinheiro e compartilha experiências com empreendedores, contribuindo para aumentar as chances de sucesso do negócio. A atividade realizada nesta semana integra calendário permanente de apresentações promovidas pela Anjos do Brasil na região.

Benício indicou quesitos que devem ser observados pelos interessados em investir recursos neste tipo de empreendimento. “É preciso pensar por que investir. Ela (startup) resolve problema de fato? Qual problema ela resolve? Qual a composição do time? Ela tem escalabilidade?”, ponderou.

O líder regional da Anjos do Brasil pontuou questões essenciais sobre investimento anjo. “A busca pela startup a ser investida deve ser focada na expertise da história do investidor, pois precisa ser sinérgico à sua inteligência”. Também são aspectos fundamentais: conhecer a trajetória do empreendedor; compartilhar com investidores mais experientes o projeto; estudar como o smart moneypode ser importante para a empresa analisada – observando que inteligência e networking “valem bem mais do que dinheiro”; e construir relacionamento para a segurança de ambas as partes.

O evento contou com apresentação da aceleradora de empresas All Incentive e pitch (modelo de apresentação de negócios) da Vegpet. O presidente da Agência de Desenvolvimento, Joaquim Celso Freire, acompanhou as apresentações e ressaltou a importância de ideias que "contribuam para transformar positivamente a sociedade".

Desde junho deste ano, o ITESCS é parceiro da Anjos do Brasil no ABC, credenciada a atuar como polo investidor da Anjos. A Anjos do Brasil, por sua vez, é uma organização sem fins lucrativos de fomento ao investimento anjo e empreendedorismo de inovação, proporcionando a integração entre empreendedores e investidores comprometidos com financiamento de alto risco.

(Com informações da Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC)

Versão do sistema: 2.0.0 - 17/05/2024

Portal atualizado em: 16/05/2024 18:21:15