Quinta-feira, 18 de julho de 2024 Telefone (11) 4435-3555

Destaques do Consórcio - Quarta-feira, 18 de Janeiro de 2017

Com aula sobre ética e legislação, Consórcio inicia capacitação regional para cuidadores de idosos

Início do curso promovido pela entidade regional, em parceria com a Faculdade de Medicina do ABC, destaca conscientização sobre a atuação do cuidador

Reflexões sobre questões éticas e informações sobre legislação trabalhista marcaram, nesta quarta-feira (18), a aula inaugural da I Capacitação Regional para Cuidadores de Pessoas Idosas. Iniciativa do Consórcio Intermunicipal Grande ABC, em parceria com a Faculdade de Medicina do ABC (FMABC), o curso busca aprimorar o conhecimento de quem já atua nesta área nas sete cidades, com o objetivo de estimular a qualidade de vida e o bem-estar dos idosos.

Composto por 12 encontros semanais na sede da FMABC, em Santo André, o curso conta com organização do Grupo Temático Pessoa Idosa. Na primeira aula da formação, a advogada Patrícia Pellim explicou que a regulamentação da profissão de cuidador ainda segue em tramitação na Câmara. Apesar de a ocupação ainda não contar com um código de ética próprio, quem trabalha neste segmento deve seguir condutas comuns a todos os profissionais.

“O cuidador de idosos precisa ter paciência, respeito, tolerância e, necessariamente, gostar do que faz. É raro um cuidador ficar responsável por uma pessoa que consegue realizar suas atividades sozinha. O mais comum é trabalhar com um idoso que apresenta alguma dependência”, disse a advogada e ex-coordenadora do Grupo Temático do Consórcio.

Segundo o projeto de lei em tramitação, entre as qualificações necessárias para atuar na área, os profissionais devem ter ensino fundamental completo e curso de qualificação, idade mínima de 18 anos e atestado de aptidão física. Apesar da falta de regulamentação, a atividade consta da Classificação Brasileira de Ocupações (CBO) do Ministério do Trabalho e Previdência Social (MTPS).

Patrícia Pellim ressaltou que, como os cuidadores estão escrevendo atualmente a história da sua profissão, é preciso cuidado para não praticarem desvio de função, ou seja, evitarem acumular atividades que não estão de acordo com sua ocupação. “No CBO constam as atribuições do cuidador, que são zelar pelo bem-estar, saúde, alimentação, higiene pessoal, educação, cultura, recreação e lazer da pessoa assistida”, afirmou.

A I Capacitação Regional para Cuidadores de Pessoas Idosas acontece até 5 de abril. O curso inclui temas como o papel do profissional cuidador, saúde dos idosos, atividades recreativas, comunicação, entre outros. O conteúdo é ministrado por integrantes do Grupo Temático Pessoa Idosa do Consórcio e por professores da FMABC.

Versão do sistema: 2.0.0 - 12/07/2024

Portal atualizado em: 17/07/2024 17:21:35