Quinta-feira, 18 de julho de 2024 Telefone (11) 4435-3555

Destaques do Consórcio - Segunda-feira, 20 de Março de 2017

GT Segurança Pública do Consórcio debate planejamento de atividades do Centro de Formação

Mantida pela entidade regional, unidade tem como objetivo proporcionar formação de caráter integral e humanizado para profissionais da área

O Grupo de Trabalho Segurança Pública discutiu, nesta segunda-feira (20), o planejamento das atividades do Centro Regional de Formação em Segurança Urbana (CRFSU) ao longo deste ano. Localizada em São Bernardo do Campo, a unidade é mantida pelo Consórcio Intermunicipal Grande ABC e tem entre seus objetivos proporcionar uma formação de caráter integral e humanizado para profissionais de áreas como segurança pública, defesa civil e trânsito.

Durante a reunião, o secretário de Segurança Urbana de São Bernardo, Carlos Alberto dos Santos, foi eleito novo coordenador do grupo. “O GT discute uma série de temas com o objetivo de complementar o trabalho realizado pelos órgãos estaduais, como as Polícias Civil e Militar, contribuindo para a segurança das sete cidades. A formação dos guardas civis municipais é uma destas ações”, afirmou.

O secretário executivo do Consórcio, Fabio Palacio, explicou que estão sendo definidas as prioridades por parte das secretarias municipais, incluindo cursos de ingresso e de formação continuada, com o objetivo de estabelecer o calendário letivo do CRFSU. “Estamos trabalhando para melhorar ainda mais esse serviço que é prestado à região do ABC, mesmo diante da diminuição dos recursos devido ao cenário de crise econômica. Vamos convidar os secretários que ainda não conhecem o Centro de Formação a visitar a unidade”, afirmou.

Ex-coordenador do GT, o secretário de Segurança Pública de Ribeirão Pires, José Luís Martins Navarro, disse que a expectativa é por mais efetividade no encaminhamento dos pleitos regionais na área, por meio da aproximação com o Palácio dos Bandeirantes. “A relação mais próxima com o Governo de São Paulo, que agora participa diretamente do Consórcio, vai facilitar o andamento das demandas das sete cidades. A segurança pública precisa estar interligada”.

A pauta da reunião incluiu ainda a retomada do Gabinete Metropolitano de Gestão Estratégica da Segurança Pública (Gamesp) no ABC, instalado em 2013 na região. O grupo tem como objetivo discutir políticas de segurança regionais unificadas e estimular ações de prevenção e combate ao crime. A iniciativa foi proposta na assembleia mensal Consórcio realizada em fevereiro, por meio do subsecretário de Assuntos Metropolitanos, Edmur Mesquita, representante do governo estadual no colegiado de prefeitos.

Versão do sistema: 2.0.0 - 12/07/2024

Portal atualizado em: 17/07/2024 17:21:35