.

Acessibilidade

Aumentar Fonte
.
Diminuir Fonte
.
Fonte Normal
.
Alto Contraste
.
Libras
.
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Mapa do Site
.
Acesso à informação
.

De Segunda a Sexta das 8:00 às 17:00 Horas

Idioma

Português

English

Español

Francese

Deutsch

Italiano

Destaques do Consórcio - Quarta-feira, 05 de Abril de 2017

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

Ministério das Cidades assegura continuidade do Plano de Mobilidade Regional do Consórcio

Entidade obteve autorização para prosseguimento dos 21 projetos propostos em benefício das sete cidades


Ministério das Cidades assegura continuidade do Plano de Mobilidade Regional do Consórcio

O Ministério das Cidades assegurou, nesta quarta-feira (5), a continuidade do desenvolvimento do Plano de Mobilidade Regional, elaborado pelo Consórcio Intermunicipal Grande ABC. Durante reunião Brasília, o diretor do Departamento de Mobilidade Urbana da pasta, Ricardo Caiado de Alvarenga, averiguou o andamento da iniciativa, apresentado pela entidade regional, e autorizou o prosseguimento dos 21 projetos propostos, elaborados a partir da obtenção de recursos federais.

Em dezembro de 2016, o Ministério das Cidades cancelou mais de 150 projetos de mobilidade em âmbito nacional, em um valor que supera R$ 12 bilhões. O Plano de Mobilidade Regional do ABC, no entanto, ganhou aval para prosseguir em desenvolvimento. Participaram da reunião o secretário executivo do Consórcio, Fabio Palacio, o prefeito de Rio Grande da Serra, Gabriel Maranhão, e integrantes das equipes técnicas do Ministério e da entidade regional.

Ao longo deste ano, serão desenvolvidos os projetos básicos necessários para viabilização das futuras obras, possibilitando uma rede integrada de transporte coletivo no ABC, conforme explicou o secretário executivo do Consórcio. “Diante de um cenário de enxugamento de projetos na área em todo o país, o Consórcio recebeu sinal verde para continuar ao trabalho que tem sido desenvolvido em benefício das sete cidades da nossa região”, afirmou Palacio.

Os 21 projetos propostos pelo Consórcio são referentes a quatro corredores definidos como prioritários: corredor Guido Aliberti / Lauro Gomes / Taioca (Santo André, São Bernardo do Campo e São Caetano do Sul); corredor Alvarenga / Robert Kennedy / Couros (Diadema e São Bernardo); corredor Leste-Oeste, também englobando Diadema e São Bernardo; e corredor Sudeste, englobando Santo André, São Caetano, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra.

O Consórcio protocolou ainda um novo pedido de recursos para adequação de outros projetos de mobilidade elaborados para a região à Linha 18 - Bronze do Metrô. “Alguns projetos apresentados no passado ficaram defasados no momento em que parte do traçado da linha foi alterada pelo Metrô. A intenção é atualizá-los para poder captar recursos que viabilizem as obras”, disse Palacio.

Também foi autorizada a continuidade das obras relativas à primeira fase do PAC Mobilidade ABC em Rio Grande da Serra, com prazo de conclusão previsto para novembro deste ano.

479 Visualizações

Notícias relacionadas

Voltar para a listagem de notícias

.
.

Consórcio Intermunicipal de Grande ABC - SP.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Políticas de cookies e Termos e condições gerais de uso.