.
Acessibilidade
.
.
.
.
.
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
.
.
.
Notícias por Categoria
Entidade regional vai iniciar tratativas com governo estadual para pleitear instalação de estrutura na região
O Consórcio Intermunicipal Grande ABC vai apoiar a implantação de uma Organização de Procura de Órgãos (OPO) na região, iniciativa defendida pelo Instituto Paulista de Educação em Saúde (IPES). Em reunião nesta quarta-feira (19) com o secretário executivo da entidade regional, Fabio Palacio, a fundadora do IPES, Wilma de Moraes Carvalho Rosa, afirmou que a OPO passaria a ser responsável por todos os pacientes e possíveis doadores das sete cidades.
“Nosso objetivo é implantar uma OPO na região, com uma equipe que esteja disponível 24 horas para cuidar das questões relacionadas ao transplante de órgãos. Este tipo de organização trará um grande benefício a todos os municípios”, afirmou a fundadora do IPES.
As OPOs têm como atribuição principal organizar a logística da procura de doadores de órgãos e tecidos nos hospitais localizados na sua área de atuação, seguindo critérios geográficos e populacionais. A entidade regional vai apoiar o pleito do IPES para o ABC, ressaltou Fabio Palacio.
“O Consórcio está abraçando a causa defendida pelo IPES e vai iniciar as tratativas necessárias com o Governo do Estado para pleitear a instalação de uma OPO na nossa região”, afirmou o secretário executivo.
Aproximadamente 1.020 pessoas aguardam transplante de órgãos nas sete cidades, de acordo com estimativa do IPES. Fundada em 2010, a associação civil incentiva os profissionais da área da Saúde a contribuir para a sensibilização sobre a doação de órgãos, tecidos e sangue, entre outras iniciativas.