.

Acessibilidade

Aumentar Fonte
.
Diminuir Fonte
.
Fonte Normal
.
Alto Contraste
.
Libras
.
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Mapa do Site
.
Acesso à informação
.

De Segunda a Sexta das 8:00 às 17:00 Horas

Idioma

Português

English

Español

Francese

Deutsch

Italiano

Destaques do Consórcio - Quinta-feira, 14 de Setembro de 2017

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

Curso de Direitos Humanos do Consórcio aborda minorias e grupos vulneráveis

Aula inaugural da formação também trabalhou rótulos e estereótipos impostos pela sociedade


Curso de Direitos Humanos do Consórcio  aborda minorias e grupos vulneráveis

Apesar de não serem expressões sinônimas, minorias e grupos vulneráveis enfrentam situações semelhantes de preconceito, discriminação e intolerância. O tema foi trabalhado na aula inaugural do Curso de Direitos Humanos, Cultura de Paz e Mediação de Conflitos, realizada nesta quinta-feira (14) no Consórcio Intermunicipal Grande ABC.

Ao iniciar a formação, o coordenador do Grupo Temático Gênero e Masculinidades do Consórcio, Reginaldo Bombini, propôs um exercício para analisar os rótulos e estereótipos impostos pela sociedade. “Com a empatia podemos nos colocamos no lugar das outras pessoas. Além disso, quando identifico os meus sentimentos eu consigo trabalhá-los em vez de culpabilizar o outro, desenvolvendo uma atitude mais proativa e não violenta”, explicou.

Ao abordar a distinção entre minorias e grupos vulneráveis, Bombini ressaltou que entender estes conceitos contribui para a promoção de políticas públicas mais eficazes.

O termo minoria se refere a um grupo que esteja em inferioridade numérica e em situação de subordinação socioeconômica, política ou cultural, em relação a outro grupo, que é majoritário ou dominante em uma determinada sociedade. Já os grupos vulneráveis representam um conjunto de pessoas de uma minoria com acesso dificultado a bens e serviços universais disponíveis para a população.

Organizada pelo Grupo Temático Gênero e Masculinidades, a formação regional estimula servidores públicos da região a refletir sobre aspectos relacionados a temas como diversidade e conflito, cultura de paz e justiça restaurativa. O conteúdo do curso é trabalhado por meio de ciclo de palestras e oficinas realizadas em oito encontros semanais, até dezembro, na sede do Consórcio.

2426 Visualizações

Notícias relacionadas

Voltar para a listagem de notícias

.
.

Consórcio Intermunicipal de Grande ABC - SP.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Políticas de cookies e Termos e condições gerais de uso.