.

Acessibilidade

Aumentar Fonte
.
Diminuir Fonte
.
Fonte Normal
.
Alto Contraste
.
Libras
.
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Mapa do Site
.
Acesso à informação
.

De Segunda a Sexta das 8:00 às 17:00 Horas

Idioma

Português

English

Español

Francese

Deutsch

Italiano

Destaques do Consórcio - Quarta-feira, 01 de Novembro de 2017

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

Por consenso, prefeitos do ABC encaminham reeleição de Orlando Morando na Presidência do Consórcio

Em assembleia nesta quarta, prefeitos aprovaram recondução do presidente do colegiado e do vice, Paulo Serra


Por consenso, prefeitos do ABC encaminham reeleição de Orlando Morando na Presidência do Consórcio

Os prefeitos da região decidiram nesta quarta-feira (1º) antecipar para a próxima assembleia mensal a eleição anual da Presidência do Consórcio Intermunicipal Grande ABC. Por consenso, os chefes dos Executivos municipais encaminharam a reeleição do prefeito de São Bernardo do Campo, Orlando Morando, como presidente do colegiado, e do prefeito de Santo André, Paulo Serra, como vice.

Por meio de mudança no estatuto da entidade regional, a antecipação do processo ocorrerá nos anos em que não ocorre a posse de novos mandatários municipais, conforme explicou Morando. “Quando houver eleição municipal, o processo será mantido em janeiro do ano seguinte, após os novos prefeitos serem empossados”, afirmou. A posse do presidente e do vice do Consórcio está mantida para janeiro.

Orlando Morando classificou ainda o trabalho realizado nos dez primeiros anos deste ano como um “choque de gestão”. “Ao priorizarmos em termos de dispêndio financeiro somente aquilo que era efetivamente necessário, conseguimos manter a saúde financeira do Consórcio mesmo com novos investimentos, como o escritório de Brasília”, destacou.

O vice-presidente da entidade, Paulo Serra, ressaltou que a decisão dos prefeitos ratifica o trabalho da composição da Assembleia Geral. “Já temos o consenso de todos os prefeitos de manter a atual gestão do Consórcio”, afirmou.

Simulado de emergência

Durante a reunião, representantes do Comitê de Fomento Industrial do Polo Grande ABC (Cofip) apresentaram aos prefeitos os detalhes do simulado de evasão do Polo Petroquímico de Capuava, que será realizado em 2 de dezembro.

O objetivo do exercício simulado é preparar e prevenir a população para uma eventual situação de emergência, explicou o diretor do Cofip, Carlos Barbeiro. A atividade vai simular uma falha mecânica com liberação de gases na atmosfera. “A integração com o Consórcio e o comprometimento dos prefeitos têm sido fundamentais para podermos realizar iniciativas como esta, que é fundamental para nosso planejamento”, afirmou.

Morando ressaltou que a parceria contribuiu para viabilizar a realização da primeira inciativa do gênero no Polo Petroquímico. “Este exercício de dezembro será realizado conforme experiências desenvolvidas em polos industriais internacionais”, explicou o presidente do Consórcio.

ICMS

Os prefeitos da região aprovaram o pedido de uma agenda com o governador Geraldo Alckmin para tratar da utilização dos créditos acumulados do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviço (ICMS) no Estado de São Paulo como fomento à indústria de ferramentaria, ligada ao setor automotivo. Durante a assembleia mensal do Consórcio realizada em agosto, o colegiado e a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) assinaram um protocolo de intenções com a demanda, elaborado em conjunto com a Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC.

“Definimos um pedido de agenda com o governador para tratar do crédito de ICMS. Vamos mais uma vez oficiar o secretário da Fazenda do Governo do Estado, por sugestão do presidente da Agência, Paulo Serra”, informou Morando.

O pleito está relacionado à viabilização de um regime especial para recuperação e capacitação da indústria de ferramentaria estadual, assim como a aquisição de bens de ferramentaria e equipamentos que resultem em melhoria de produtividade e competitividade.

Demandas LGBT

A pauta da reunião incluiu ainda uma apresentação aos prefeitos de demandas da comunidade LGBT da região, que serão tratadas pelos municípios. “Nosso objetivo é dar visibilidade a essa população no ABC”, disse o coordenador do GT LGBT, Vitor Oliveira Lopes. 

514 Visualizações

Notícias relacionadas

Voltar para a listagem de notícias

.
.

Consórcio Intermunicipal de Grande ABC - SP.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Políticas de cookies e Termos e condições gerais de uso.