Santo André, quinta-feira, 26 de setembro de 2024 Telefone (11) 4435-3555

Destaques do Consórcio - Quinta-feira, 09 de Novembro de 2017

Com apoio do Consórcio, 14º Congresso de História começa em Rio Grande da Serra nesta sexta-feira (10)

Pela segunda vez o município sediará o encontro, que vai reunir historiadores, filósofos, jornalistas, professores e memorialistas até domingo (12)

Começa nesta sexta-feira (10), às 9h, o 14º Congresso de História e de Estudos Regionais do Grande ABC, em Rio Grande da Serra, com o tema “O Grande ABC que o ABC desconhece”. Com apoio do Consórcio Intermunicipal Grande ABC, esta edição dará destaque à reflexão em torno da preservação da memória regional e à valorização da riqueza histórica.

Município mais jovem do ABC, com 53 anos, Rio Grande da Serra sedia o Congresso pela segunda vez. Em 2002, a cidade já havia sido palco do encontro regional.

Entre os temas que serão discutidos estão: “O ABC no imaginário artístico e literário nacional”, “Patrimônio: diálogos intermunicipais e regionais”, “Arqueologia das águas”, “Região: Para onde vamos? Que futuro teremos?”, “Memória e Patrimônio Religioso”, “Turismo Regional”, “Paisagem Industrial”, “Mapa dos caminhos ao longo do Vale do Rio Grande” e “Movimentos populares: a memória de quem faz história”.

Além de palestras e debates, o 14º Congresso conta com apresentações artísticas, passeio turístico pelo município e outras atividades. O encontro também abre espaço para apresentações de trabalhos acadêmicos desenvolvidos por alunos das universidades da região. A exposição dos trabalhos contará com três sessões: “Patrimônio Político e Cultural”; “Memória” e “Políticas Públicas”. Ao final de cada bloco, haverá espaço para debate dos temas.

Durante os três dias de evento, haverá a presença de historiadores, filósofos, jornalistas, professores, memorialistas e grandes nomes do meio acadêmico e histórico da região do ABC. O encontro é aberto a todos os cidadãos interessados em participar.

Clique aqui para conferir a programação 14º Congresso.

Clique aqui para conferir as sessões e os trabalhos que serão apresentados.

Clique aqui para se inscrever.

14º Congresso de História e de Estudos Regionais do Grande ABC

Dias 10, 11 e 12 de novembro

Local: Anfiteatro Primeira Dama Zulmira Jardim Teixeira

Av. Dom Pedro I, 428, Centro, Rio Grande da Serra.