.
Acessibilidade
.
.
.
.
.
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
.
.
.
Notícias por Categoria
Representantes da cidade italiana farão primeira visita em fevereiro do ano que vem para alinhar política de cooperação
O presidente do Consórcio Intermunicipal e prefeito de São Bernardo, Orlando Morando, formalizou nesta sexta-feira (10) as primeiras datas de intercâmbio com representantes da cidade italiana de Turim, que fará a política de cooperação com o Grande ABC, por Programa Internacional de Cooperação Urbana (IUC), promovido pela União Europeia (UE). As autoridades do município europeu farão a primeira visita em 26 de fevereiro, enquanto os representantes do Consórcio viajarão à Itália na primeira semana de maio. A previsão é que os primeiros intercâmbios ocorram por dez dias.
A definição das datas ocorreu no segundo e último dia de missão da agenda oficial da UE, que é realizada em Bruxelas, Bélgica. O secretário executivo do Consórcio, Fabio Palacio, acompanha o presidente do Colegiado de prefeitos. O programa europeu selecionou outras cinco localidades do país para o plano de capacitação técnica entre municípios do Continente Europeu com a América Latina e Caribe, sendo a entidade regional a única consorciada.
Na mesma reunião foi feita uma apresentação pelo diretor do European Investment Bank, Eugenio Leanza, que abordou sobre os procedimentos para a tomada de investimentos e priorizou projetos que levem em conta a sustentabilidade.
“Mais um balanço produtivo da missão. O Consórcio se destacou em todo este processo pelo fato de conseguir trazer a capacitação de políticas para os seus municípios. Um importante legado será deixado para toda a nossa população”, destacou o presidente da entidade, Orlando Morando.
A missão oficial em Bruxelas ocorreu nesta quinta e sexta-feira e o outro objetivo do Consórcio é conquistar financiamentos de instituições europeias para os próximos dois anos em cooperação de políticas que podem ser realizadas nas áreas de Mobilidade Urbana, Mudanças Climáticas e Drenagem Urbana. Em dezembro, dentre os três projetos apresentados pelo Consórcio, haverá a definição de um deles.
O segundo dia de agenda na capital belga foi marcada também pela reunião com o ministro conselheiro da missão do Brasil junto à União Europeia, Luis Fernando Abbott Galvão. “Uma audiência importante em que o ministro Luís Galvão reafirmou o empenho da missão brasileira na União Europeias, órgão vinculado ao Itamaraty na cooperação junto ao IUC. Foi reconhecido que o modelo do Consórcio, unindo prefeituras, é muito importante e que vai vai acompanhar os desdobramentos do projeto”, complementou Morando.
No decorrer da agenda oficial o prefeito de São Bernardo também se reuniu com a prefeita de Rosário, na Argentina, Mónica Fein. A cidade, com mais de 1 milhão de habitantes, é também caracterizada pelo o desenvolvimento da indústria. Além da Administração municipal de Rosário, o presidente do Consórcio realizou interação e troca de experiências com metrópoles por todo o mundo como Malaka, Malásia, Bologna, Itália, Ottawa, Canadá, e Manchester, Reino Unido.