Quinta-feira, 18 de julho de 2024 Telefone (11) 4435-3555

Destaques do Consórcio - Sexta-feira, 10 de Novembro de 2017

Na Bélgica, presidente do Consórcio define datas de integração com Turim

Representantes da cidade italiana farão primeira visita em fevereiro do ano que vem para alinhar política de cooperação

Na Bélgica, presidente do Consórcio define datas de integração com Turim

O presidente do Consórcio Intermunicipal e prefeito de São Bernardo, Orlando Morando, formalizou nesta sexta-feira (10) as primeiras datas de intercâmbio com representantes da cidade italiana de Turim, que fará a política de cooperação com o Grande ABC, por Programa Internacional de Cooperação Urbana (IUC), promovido pela União Europeia (UE). As autoridades do município europeu farão a primeira visita em 26 de fevereiro, enquanto os representantes do Consórcio viajarão à Itália na primeira semana de maio. A previsão é que os primeiros intercâmbios ocorram por dez dias.

A definição das datas ocorreu no segundo e último dia de missão da agenda oficial da UE, que é realizada em Bruxelas, Bélgica. O secretário executivo do Consórcio, Fabio Palacio, acompanha o presidente do Colegiado de prefeitos. O programa europeu selecionou outras cinco localidades do país para o plano de capacitação técnica entre municípios do Continente Europeu com a América Latina e Caribe, sendo a entidade regional a única consorciada.

Na mesma reunião foi feita uma apresentação pelo diretor do European Investment Bank, Eugenio Leanza, que abordou sobre os procedimentos para a tomada de investimentos e priorizou projetos que levem em conta a sustentabilidade.

“Mais um balanço produtivo da missão. O Consórcio se destacou em todo este processo pelo fato de conseguir trazer a capacitação de políticas para os seus municípios. Um importante legado será deixado para toda a nossa população”, destacou o presidente da entidade, Orlando Morando.

A missão oficial em Bruxelas ocorreu nesta quinta e sexta-feira e o outro objetivo do Consórcio é conquistar financiamentos de instituições europeias para os próximos dois anos em cooperação de políticas que podem ser realizadas nas áreas de Mobilidade Urbana, Mudanças Climáticas e Drenagem Urbana. Em dezembro, dentre os três projetos apresentados pelo Consórcio, haverá a definição de um deles.

O segundo dia de agenda na capital belga foi marcada também pela reunião com o ministro conselheiro da missão do Brasil junto à União Europeia, Luis Fernando Abbott Galvão.  “Uma audiência importante em que o ministro Luís Galvão reafirmou o empenho da missão brasileira na União Europeias, órgão vinculado ao Itamaraty na cooperação junto ao IUC. Foi reconhecido que o modelo do Consórcio, unindo prefeituras, é muito importante e que vai  vai acompanhar os desdobramentos do projeto”, complementou Morando.

No decorrer da agenda oficial o prefeito de São Bernardo também se reuniu com a prefeita de Rosário, na Argentina, Mónica Fein. A cidade, com mais de 1 milhão de habitantes, é também caracterizada  pelo o desenvolvimento da indústria. Além da Administração municipal de Rosário, o presidente do Consórcio realizou interação e troca de experiências com metrópoles por todo o mundo como Malaka, Malásia, Bologna, Itália, Ottawa, Canadá, e Manchester, Reino Unido.

Versão do sistema: 2.0.0 - 12/07/2024

Portal atualizado em: 17/07/2024 17:21:35