Quinta-feira, 18 de julho de 2024 Telefone (11) 4435-3555

Destaques do Consórcio - Sexta-feira, 10 de Novembro de 2017

14º Congresso de História do Grande ABC debate regionalidade

Com apoio do Consórcio, evento acontece em Rio Grande da Serra até domingo (12)

14º Congresso de História do Grande ABC debate regionalidade

O primeiro dia do 14º Congresso de História de Estudos Regionais do Grande ABC, iniciado nesta sexta-feira (10) em Rio Grande da Serra, destacou a reflexão, o exercício crítico e a abertura de novos olhares sobre a região. Com o tema “O Grande ABC que o ABC desconhece”, o evento conta com apoio do Consórcio Intermunicipal Grande ABC.

O diretor jurídico da entidade, Uriel Aleixo, representando o secretário executivo Fabio Palacio, abriu o Congresso e desejou aos participantes que os trabalhos transcorressem da melhor forma e que pudessem continuar sendo um catalisador da memória regional. "Vejo em comum o nascimento do Consórcio e deste Congresso de História, ambos em 1990 que, embora separados, vieram a se unir em 2011, quando nossa entidade passou a estruturar esse importante evento, com a criação do Grupo de Trabalho de História e Memória", ressaltou.

Marcando a abertura do evento, foram homenageados a memorialista Gisela Leonor Saar, considerada guardiã da história do município, e o escritor e sociólogo José de Souza Martins. Em seguida, Martins ministrou uma palestra sobre as escravidões indígenas e negra na região que futuramente se tornaria o Grande ABC.

A questão da regionalidade marcou a primeira mesa de debates do 14º Congresso. O crítico de arte José Armando Pereira da Silva fez uma apresentação sobre os artistas plásticos mais importantes da região, com destaque para Luiz Sacilotto.

Para a escritora Dalila Teles Veras, questões como identidade e identificação são temas comuns na região. “Vivemos em um município, trabalhamos em outro e nos deslocamos para um terceiro em busca de lazer. Tudo é centro e tudo é lugar”, afirmou.

Martins apontou que, muitas vezes, falta “sentimento de pertencimento” entre os moradores do ABC. “O Congresso tem sido quase um movimento social de resistência para defender a regionalidade. O povo precisa ter referências identitárias”, defendeu.

A segunda mesa temática discutiu sobre o patrimônio da região, destacando questões intermunicipais e inter-regionais, com a participação de Vivan Valverd Corominas, Simone Scifoni e Marco Moretto Neto.

A programação do 14° Congresso de História prossegue no sábado (11), a partir das 10h. Além das palestras e debates, o evento conta com apresentações artísticas e outras atividades, como a apresentação de trabalhos acadêmicos desenvolvidos por universitários da região. O evento termina no domingo (12), com passeio turístico por Rio Grande da Serra.

Clique aquipara conferir a programação 14º Congresso.

Clique aqui para conferir as sessões e os trabalhos apresentados.

14º Congresso de História e de Estudos Regionais do Grande ABC

Dias 10, 11 e 12 de novembro

Local: Anfiteatro Primeira Dama Zulmira Jardim Teixeira

Av. Dom Pedro I, 428, Centro, Rio Grande da Serra.

Versão do sistema: 2.0.0 - 12/07/2024

Portal atualizado em: 17/07/2024 17:21:35