Texto Maior
Texto Maior
Texto Maior
Texto Menor
Texto Menor
Texto Normal
Texto Normal
Contraste
Contraste
Libras
Libras
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Acesso à informação
Acesso à informação
Libras
Mapa do Site

Sábado, 01 de outubro de 2022 Telefone (11) 4435-3555

Atendimento Atendimento: De Segunda a Sexta das 8:00 às 17:00 Horas

logo
Sext
30/09
Chuva
Máx 16 °C
Min 13 °C
Índice UV
11.0
Sáb
01/10
Chuva
Máx 22 °C
Min 14 °C
Índice UV
11.0
Domi
02/10
Chuvas Isoladas
Máx 21 °C
Min 14 °C
Índice UV
11.0
Segu
03/10
Parcialmente Nublado
Máx 20 °C
Min 12 °C
Índice UV
11.0

Destaques do Consórcio - Sexta-feira, 08 de Dezembro de 2017

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

Consórcio entrega primeiro Centro de Gerenciamento de Emergências regional do País

CGE ABC monitora condições meteorológicas na região, fornecendo com antecedência informações para dar agilidade e eficácia às Defesas Civis


Consórcio entrega primeiro Centro de Gerenciamento de Emergências regional do País

O Consórcio Intermunicipal Grande ABC inaugurou, nesta sexta-feira (8), o Centro de Gerenciamento de Emergências ABC (CGE ABC), a primeira unidade regional do gênero no País. Instalado na sede da entidade regional, o CGE passa a realizar o monitoramento das condições meteorológicas na região, fornecendo com antecedência informações sobre a quantidade e intensidade das chuvas, proporcionando integração, agilidade e eficácia às ações das equipes de Defesa Civil.

O presidente do Consórcio e prefeito de São Bernardo do Campo, Orlando Morando, ressaltou que o nível de aprimoramento e refinamento das informações apuradas e transmitidas pela unidade vai contribuir para o trabalho realizado pelos seis municípios consorciados. “Quanto mais informação, menos risco. Além de ser uma medida importante e inovadora, o CGE é a prova de que a integração, por meio de ações conjuntas e regionais, influencia positivamente a vida das pessoas. A prevenção vai poupar vidas”, afirmou.

Morando apontou que todos os municípios da região enfrentam situações comuns na área, especialmente o enfrentamento aos riscos de deslizamentos ou alagamentos. “Cada município tem o seu protocolo de atuação durante o período chuvoso. O que nos une é que todos temos os mesmos desafios”, disse.

O presidente do Consórcio afirmou ainda que, mesmo diante de um orçamento mais enxuto neste ano, a entidade regional tem entregado produtos e serviços à população. “Todas as nossas decisões têm que ter o amparo de todos os prefeitos. Mesmo depois de reduzimos o orçamento pela metade estamos apresentando um pacote de ações reais”.

A inauguração do CGE ABC é a concretização do trabalho de quase um ano do Grupo de Trabalho (GT) Gestão de Riscos, destacou o secretário executivo do Consórcio, Fabio Palacio. “Isto é resultado de um envolvimento extremamente dedicado de cada um dos técnicos dos seis municípios que compõem o Consórcio, com o objetivo de desenvolver uma solução conjunta para que o atendimento da população pudesse ser melhorado”.

Para Palacio, a integração das cidades foi o grande desafio desse projeto. “Tivemos que entender os protocolos de atendimentos de cada uma delas e fazer com que todas começassem a atuar da mesma maneira. Como resultado, conseguimos fazer a interpretação dos dados e podemos disponibilizar essa informação às Defesas Civis dos municípios de forma muito mais eficiente”, afirmou.

O CGE é operado pela empresa Squitter Meteorologia e Hidrologia, responsável também pelos CGEs das cidades do Rio de Janeiro e Blumenau, e pelos técnicos das defesas civis municipais. Com a instalação da unidade, os municípios consorciados passam a contar com um meteorologista dedicado a estudar os fenômenos meteorológicos da região, além dos dados pluviométricos e das estações meteorológicas locais.

Representante da Squitter, o meteorologista Caio Souza ressaltou que o CGE ABC é uma iniciativa de vanguarda, justamente pelo fato de a região ser a primeira do País a desenvolver uma iniciativa do gênero por meio de um consórcio de cidades. “Todos nós sabemos que no ABC o que acontece em um município influencia diretamente a cidade vizinha, por isso o CGE tem a missão de integrar todas as informações das cidades, com informações em tempo real do acontece em cada ponto de monitoramento e análise de como isso pode acarretar nos pontos vizinhos. De todas as experiências que já tivemos de implementação, o Grande ABC é o que começou com o nível mais alto de integração de dados”, explicou.

FacebookTwitterWhatsAppImprimir

Voltar para a listagem de notícias

CALENDÁRIO DE EVENTOS

ACOMPANHE-NOS

HORÁRIO DE ATENDIMENTO:

De Segunda a Sexta das 8:00 às 17:00 Horas

SIGA NAS REDES SOCIAIS

FacebookInstagramTwitterYouTubeLinkedIn

CONTATO

Av. Ramiro Colleoni, 5
Centro
Santo André - SP
CEP: 09040-160
Telefone: (11) 4435-3555
E-mail: contato@consorcioabc.sp.gov.br

Ver Localização

Versão do sistema: 2.0.0 - 30/09/2022

Portal atualizado em: 30/09/2022 11:13:14

Consórcio Intermunicipal Grande ABC - SP.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Política de Cookies e Políticas de Privacidade.