Sexta-feira, 29 de março de 2024 Telefone (11) 4435-3555

Educação - Terça-feira, 27 de Fevereiro de 2018

Delegação de Turim faz incursão no transporte coletivo do ABC

Conhecer e compreender os sistemas de transporte público existentes na região foi o destaque da agenda desta terça-feira (27) da cooperação entre o Grande ABC e a cidade de Turim, na Itália, no segundo dia da série de encontros técnicos entre o Consórcio Intermunicipal Grande ABC e a delegação italiana no Brasil. A incursão faz parte do Programa Internacional de Cooperação Urbana (IUC), desenvolvido pela União Europeia (UE), que tem dado ênfase à troca de experiências em projetos de mobilidade urbana.

Experiência bem sucedida na região,  o Centro Integrado de Monitoramento (CIM) de São Bernardo foi apresentado à comitiva pelo presidente do Consórcio e prefeito do município, Orlando Morando.

“Este equipamento é um dos mais modernos da região e um exemplo de eficiência no combate à criminalidade e monitoramento de demais ocorrências, com integração com a Defesa Civil, Samu e o Trânsito. É um local estratégico, que auxilia no acompanhamento das atividades no município e que pode ser um grande aliado da cidade na implementação de sistemas inteligentes de transporte”, afirmou Morando.

No período da manhã, os europeus participaram de uma reunião técnica na Empresa Metra (Sistema Metropolitano de Transportes), onde tomaram conhecimento do sistema de bilhetagem, dos cartões disponíveis aos usuários e da forma como ocorre a integração entre os diferentes modais, além do processo de cobrança tarifária. Em seguida, realizaram uma viagem em um veículo híbrido da sede da companhia, em São Bernardo, até o terminal Santo André Oeste, acompanhados pelo secretário executivo do Consórcio, Fabio Palacio.

"A delegação pôde conhecer de perto o funcionamento do sistema de transporte do ABC, assim como suas interligações. Os técnicos ficaram impressionados com a diversidade de cartões de transporte que já foram lançados, mas ainda sem integração entre todos eles. Também apontaram a falta de sinalização nas estações e nos pontos de ônibus", explicou Palacio.

A delegação italiana visitou ainda o Centro de Controle de Operações (CCO) da Ecovias, concessionária responsável pelas rodovias Anchieta e Imigrantes, ligação entre a Região Metropolitana de São Paulo e o Porto de Santos, o Polo Petroquímico de Cubatão, o ABC e a Baixada Santista.

Agenda

Os encontros técnicos na região vão até quinta-feira (1º de março). A programação prossegue na quarta-feira (28), a partir das 10h, com uma visita à Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP). À tarde, haverá uma reunião com o secretário municipal de Mobilidade e Transportes de São Paulo, Sergio Aveleda, às 14h30, e uma visita técnica à Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) de São Paulo, às 16h. Haverá atendimento à imprensa ao final de cada uma das atividades.

Versão do sistema: 2.0.0 - 29/03/2024

Portal atualizado em: 27/03/2024 18:50:40