Quinta-feira, 18 de julho de 2024 Telefone (11) 4435-3555

Destaques do Consórcio - Sexta-feira, 02 de Março de 2018

Com apoio do Consórcio, pesquisa mapeia hábitos culturais de moradores do Grande ABC

Levantamento “Cultura no Grande ABC” entrevistou 1.595 pessoas na região e revela perfis de quem consome ou não consome cultura, além do grau de conhecimento da população sobre equipamentos culturais

A consultoria JLeiva Cultura & Esporte entrevistou 1.595 pessoas, com 12 anos ou mais, de sete cidades do Grande ABC em busca de informações sobre os hábitos culturais e de lazer na região. Entre junho e julho de 2017, os entrevistados responderam a mais de 50 perguntas sobre diferentes aspectos da vida cultural, levadas a campo pelo Instituto Datafolha. Nas sete cidades pesquisadas – Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra – vivem cerca de 2,8 milhões de habitantes, aproximadamente 6% da população do estado de São Paulo.

O lançamento da pesquisa “Cultura no Grande ABC” será na próxima terça (6), no Sesc Santo André, onde os principais resultados do estudo serão divulgados em evento aberto ao público e gratuito. A programação se estende ao longo do dia e para participar é necessária a inscrição no Portal Sesc SP, a partir do dia 22 de fevereiro. As mesas de debates, discussões e apresentações serão voltadas para todos os públicos, desde gestores culturais a agentes públicos, pesquisadores, artistas, acadêmicos e interessados no tema.

Entre os resultados obtidos a partir do questionário baseado nos parâmetros do IBGE e do Critério Brasil, 30% dos entrevistados declararam espontaneamente preferir realizar atividades culturais no tempo livre, como ler, assistir a filmes e séries e ir ao cinema. Esse percentual representa cerca de 640 mil pessoas da região, considerando os dados do Censo de 2010. A pesquisa mostra também que o cinema é a atividade cultural mais realizada fora de casa e que, entre as cidades pesquisadas, São Caetano do Sul tem os maiores índices de acesso à cultura.

A pesquisa pergunta sobre o grau de conhecimento de 19 equipamentos culturais da região e os mais lembrados são Sesc Santo André (74%), Teatro Lauro Gomes, em São Bernardo do Campo (65%), e Teatro Municipal de Santo André (60%). Na pergunta sobre os estilos de música mais ouvidos, o sertanejo ficou em primeiro lugar (50%), seguido pelo rock (27%) e pela MPB (25%). Entre os jovens, na faixa de 12 a 15 anos, o funk e o pop lideram, nessa ordem.

Quando analisados a partir dos tradicionais recortes de escolaridade e renda, os dados revelam que a educação reduz a exclusão cultural e que a renda influencia o acesso a atividades culturais e de lazer. Outros dados relevantes da pesquisa serão divulgados durante o seu lançamento.

Este é o segundo levantamento realizado pela JLeiva Cultura & Esporte para conhecer melhor o comportamento, interesses e conhecimento cultural dos moradores da Região do ABC. “O objetivo é gerar informações capazes de alimentar o trabalho do poder público, pesquisadores, produtores e patrocinadores para desenvolver ações que levem em consideração as características, os desejos e as necessidades da população”, afirma João Leiva, sócio-diretor da JLeiva Cultura & Esporte e idealizador do estudo.

O estudo “Cultura no Grande ABC”, realizado pela JLeiva Cultura & Esporte, pelo Ministério da Cultura e pela Secretaria de Estado da Cultura, foi viabilizado por meio das Leis Rouanet e ProAC ICMS. Teve o patrocínio da Braskem e do Instituto CCR e contou com o apoio do Consórcio Intermunicipal Grande ABC e do Sesc SP.

O evento de divulgação da pesquisa é aberto ao público e gratuito. As inscrições deverão ser feitas no portal do Sesc Santo André.

HORÁRIO     ATIVIDADE

9h30 – 10h   Credenciamento

10h – 10h15 Abertura

10h30 – 13h Mesa 1: “Uso do tempo livre e atividades culturais no Grande ABC”

13h – 14h30 Almoço

14h30 – 16h Mesa 2: “Público potencial, cultura e tecnologia e terceira idade”

16h15 – 17h Discussão nos grupos de trabalho

17h30 – 18h Apresentação da síntese das discussões e encerramento

Lançamento da pesquisa “Cultura no Grande ABC”

De 6 de março, terça-feira, das 10h às 18h

Local: Sesc Santo André

Rua Tamarutaca, 302, Vila Guiomar,  Santo André.

Telefone: (11) 4469-1311.

(Com informações da CDN Comunicação)

Versão do sistema: 2.0.0 - 12/07/2024

Portal atualizado em: 17/07/2024 17:21:35