.
Acessibilidade
.
.
.
.
.
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
.
.
.
Notícias por Categoria
Com nova ferramenta, população passa a ter acesso a informações sobre condições meteorológicas e pode registrar e divulgar ocorrências
O Consórcio Intermunicipal Grande ABC lançou nesta terça-feira (13) o aplicativo de celular “Alerta ABC”, que passa a monitorar as condições climáticas da região e disponibiliza gratuitamente todo o conteúdo aos munícipes. O app fornece dados meteorológicos da região em tempo real, a partir de dados apurados pelo Centro de Gerenciamento de Emergências ABC (CGE ABC), instalado na sede da entidade regional.
O novo aplicativo é um instrumento que contribui para a segurança dos moradores da região, conforme ressaltou o presidente do Consórcio e prefeito de São Bernardo do Campo, Orlando Morando. O "Alerta ABC" possibilitará a participação da população, que poderá registrar e divulgar ocorrências por meio de fotografias e mensagens de texto. Todo o material enviado será validado pela equipe técnica do CGE ABC.
"Além de transmitir os dados meteorológicos, o app possibilita a interação das pessoas e permite que a informação seja aferida com ainda mais precisão. O Consórcio, via de regra, cria políticas públicas de infraestrutura para as prefeituras, mas este é um serviço lançado diretamente para a população", afirmou Morando.
Por meio do "Alerta ABC", a população das cidades consorciadas passa a ter acesso a informações acerca das condições de tempo e clima, além de alertas sobre possíveis situações de alagamentos, deslizamentos, chuvas e ventos fortes. O objetivo da ferramenta é contribuir com as ações preventivas e a proteção dos moradores da região, explicou o secretário executivo do Consórcio, Fabio Palacio.
"Nosso primeiro desafio foi integrar as informações nos diferentes equipamentos existentes no Grande ABC, com o objetivo de tornar mais eficiente a atuação das Defesas Civis dos municípios consorciados. Com o 'Alerta ABC' partimos para uma segunda fase do projeto que iniciamos em dezembro, com a inauguração do CGE", destacou Palacio.
Coordenador do Grupo de Trabalho (GT) Gestão de Risco do Consórcio, Luiz Antonio Costa afirmou que a criação do aplicativo atende a uma demanda apresentada pelas equipes técnicas dos municípios. "É fundamental inserir a população no processo de gestão de riscos, difundindo uma cultura em que as pessoas contribuem para as ações preventivas e de resposta aos desastres", disse.
Operado pela empresa Squitter Meteorologia e Hidrologia e pelos técnicos das defesas civis dos municípios consorciados, o CGE ABC conta também com um meteorologista dedicado ao estudo dos fenômenos meteorológicos da região.