.

Acessibilidade

Aumentar Fonte
.
Diminuir Fonte
.
Fonte Normal
.
Alto Contraste
.
Libras
.
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Mapa do Site
.
Acesso à informação
.

De Segunda a Sexta das 8:00 às 17:00 Horas

Idioma

Português

English

Español

Francese

Deutsch

Italiano

Destaques do Consórcio - Terça-feira, 03 de Abril de 2018

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

Consórcio articula ações para reverter suspensão das novas regras sobre cobrança do ISS

Pauta da reunião de prefeitos também incluiu balanço do aplicativo Alerta ABC e entrega de Planos Municipais de Turismo


Consórcio articula ações para reverter suspensão das novas regras sobre cobrança do ISS

Os prefeitos da região deliberaram nesta terça-feira (3), durante a assembleia mensal do Consórcio Intermunicipal Grande ABC, ações para reverter a suspensão das novas regras sobre a cobrança do Imposto Sobre Serviços (ISS) de planos de saúde e atividades financeiras.

Em março, o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), concedeu liminar em que suspendeu a Lei Complementar 157/2016, sancionada em dezembro daquele ano. Conforme a norma, a cobrança deveria ocorrer de acordo com as regras tributárias da cidade onde reside o consumidor, sendo que cada município pode definir a taxa cobrada. Antes da nova medida, os casos de cobrança do imposto tinham incidência no local do estabelecimento do prestador de serviço.

O vice-presidente do Consórcio e prefeito de Santo André, Paulo Serra, ressaltou a importância da norma para acabar com os chamados “paraísos fiscais municipais”, ou seja, cidades que adotam alíquotas baixas para atrair empresas. “Os prefeitos decidiram que o Consórcio vai apoiar a Confederação Nacional de Municípios e outros órgãos para pedir que não haja retrocesso no que a Lei Complementar 157/2016 pode trazer em termos de recursos para a região”, afirmou.

Entre as objeções apresentadas pela Confederação, foi destacada a insegurança jurídica gerada pelo despacho cautelar do ministro do STF. A entidade nacional estima ainda que, somente no ano passado, a arrecadação dos municípios da região poderia aumentar em R$ 128 milhões a partir nas novas regras para a cobrança do ISS.

O Consórcio também vai apoiar, por meio do seu Escritório em Brasília, a proposta que define um padrão nacional para o recolhimento do ISS. O projeto de lei PLS 445/2017, aprovado em dezembro pelo Senado, encontra-se agora em tramitação na Câmara dos Deputados (PLP 461/2017). “O objetivo é que esta tramitação no Congresso resulte na lei definitiva”, explicou Paulo Serra.

Alerta ABC

Os prefeitos acompanharam um balanço do aplicativo Alerta ABC, lançado em 13 março pelo Consórcio. O app monitora as condições climáticas da região e disponibiliza gratuitamente informações em tempo real aos munícipes, a partir de dados apurados pelo Centro de Gerenciamento de Emergências ABC (CGE ABC), instalado na sede da entidade regional.

Em 22 dias, o aplicativo totalizou mais de 3.500 downloads, superando 11 mil acessos pelos usuários. No mesmo período, foram enviados 218 alertas, que contaram com a participação da população. Todo o material recebido é validado pela equipe técnica do CGE ABC.

O vice-presidente do Consórcio destacou que o aplicativo ganha eficiência conforme aumenta o número de pessoas que o utilizam. “Estamos bastante satisfeitos com resultado. Os prefeitos se comprometeram em reforçar a divulgação, pois é uma ferramenta que ajuda a população no dia a dia”, afirmou Paulo Serra.

Turismo

Durante a reunião, foram entregues os Planos Municipais de Turismo de Santo André, São Caetano do Sul, Mauá e Rio Grande da Serra, municípios consorciados que ainda não contavam com o instrumento. Os documentos foram elaborados pelo Consórcio com o apoio das equipes técnicas de cada cidade. A entrega marcou o início dos trabalhos para a elaboração do Plano Regional de Turismo.

“Ainda será feita uma última análise, mas o projeto está pronto para ser votado nas Câmaras Municipais, permitindo o credenciamento no programa do Governo do Estado vai reconhecer Municípios de Interesse Turístico”, explicou o prefeito Paulo Serra.

598 Visualizações

Notícias relacionadas

Voltar para a listagem de notícias

.
.

Consórcio Intermunicipal de Grande ABC - SP.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Políticas de cookies e Termos e condições gerais de uso.