Sexta-feira, 29 de março de 2024 Telefone (11) 4435-3555

Destaques do Consórcio - Sexta-feira, 18 de Maio de 2018

Consórcio encerra missão em Turim e avança no projeto que será apresentado à União Europeia

Entidade regional vai entregar proposta em outubro ao bloco europeu, visando a captação de recursos para implementá-lo

A segunda rodada da parceria entre o Consórcio Intermunicipal Grande ABC e a cidade de Turim, na Itália, terminou na quinta-feira (17) com previsão de avanços na gestão, por meio de transferência de tecnologia e cooperação mútua para melhorar a mobilidade na região. O intercâmbio é realizado por meio do Programa Internacional de Cooperação Urbana (IUC), desenvolvido pela União Europeia (UE), possibilitando aos seis municípios consorciados desenvolver programas de políticas públicas, de forma integrada à cidade italiana, até 2020.

O grupo que visitou a cidade italiana foi liderado pelo vice-presidente do Consórcio e prefeito de Santo André, Paulo Serra. “A missão de cooperação técnica entre a região do ABC, via Consórcio Intermunicipal, e a cidade de Turim chega ao fim de maneira muito produtiva e inspiradora”, afirmou o prefeito.

A agenda do último dia de visitas técnicas incluiu uma reunião com a presidente da Agência Piemontesa de Mobilidade, Cristina Pronello. O órgão é considerado um modelo de governança unificada para a regulação, gestão e monitoramento da mobilidade na região metropolitana de Turim, de Piemonte e demais cidades do entorno. “O formato de centralização dos assuntos de interesse comum e políticas públicas para a discussão unificada parece o mais adequado para garantir a sustentabilidade do sistema de Mobilidade e a eficiência na prestação de serviços”, explicou Paulo Serra.

A partir deste encontro, foi feito um balanço para nortear o desenvolvimento do plano de trabalho que será apresentado aos prefeitos, durante a Assembleia Geral do Consórcio, com o objetivo de estabelecer o escopo do projeto a ser entregue em outubro ao bloco europeu para captação de recursos. Nas próximas semanas, serão realizadas reuniões de trabalho por meio de videoconferência entre as equipes técnicas do ABC e de Turim, com a participação do coordenador do IUC, Stefan Unseld.

Também integraram a delegação do Consórcio técnicos das prefeituras consorciadas e empresários da região envolvidos com projetos de mobilidade.

Na primeira etapa da cooperação, uma delegação de Turim esteve no Grande ABC no final de fevereiro para iniciar o plano de parceria entre italianos e brasileiros. Por meio de uma ação do escritório de Brasília, o Consórcio venceu a concorrência entre mais de 200 projetos internacionais para participar da iniciativa.

Versão do sistema: 2.0.0 - 29/03/2024

Portal atualizado em: 27/03/2024 18:50:40