.

Acessibilidade

Aumentar Fonte
.
Diminuir Fonte
.
Fonte Normal
.
Alto Contraste
.
Libras
.
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Mapa do Site
.
Acesso à informação
.

De Segunda a Sexta das 8:00 às 17:00 Horas

Idioma

Português

English

Español

Francese

Deutsch

Italiano

Destaques do Consórcio - Terça-feira, 10 de Julho de 2018

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

Assembleia do Consórcio analisa plano de patrulhamento aéreo regional

Após análise técnica, aeronave será usada exclusivamente para operações de segurança nas cidades consorciadas; iniciativa é inédita no País


Assembleia do Consórcio analisa plano de patrulhamento aéreo regional

Os próximos passos da implementação do plano de patrulhamento aéreo regional a ser realizado pelas Guardas Civis Municipais (GCMs), iniciativa inédita em nível nacional, foram analisados na assembleia mensal do Consórcio Intermunicipal Grande ABC. O Grupo de Trabalho (GT) Segurança Pública do Consórcio analisou tecnicamente a proposta e deu parecer favorável, informou o coordenador do GT e secretário de Segurança Urbana de São Bernardo, Carlos Alberto dos Santos.

Conforme a análise realizada, que contou com apoio da equipe do helicóptero Águia, da Polícia Militar, a implementação do patrulhamento aéreo é necessária para região. Ainda segundo os estudos realizados, o número reduzido de resgates aeromédicos realizados pelo Águia nos dois últimos anos justifica o uso exclusivo da aeronave como uma medida eficiente para melhorar a segurança das cidades consorciadas.

Com o parecer do GT, o custo para a implementação será menor do que o apontado inicialmente, explicou o presidente do Consórcio. “Vamos definir qual modelo de helicóptero é o mais compatível com o plano, a partir dos apontamentos do GT, e realizar a licitação. A aeronave será caracterizada como viatura da GCM e estará disponível exclusivamente para o Grande ABC”, afirmou Morando.

Auxílio-aluguel

O Governo do Estado não retomou o convênio para custear 50% do valor do auxílio aluguel das famílias removidas das áreas de risco na região. O compromisso deveria ter sido firmado até a última sexta-feira, conforme determina o Código Eleitoral. Nos três meses que antecedem eleições, é vedada a realização de transferência voluntária de recursos do Estados aos municípios e aos consórcios públicos. Com isso, os municípios terão de arcar com os custos totais destes auxílios, pelo menos até o fim do período eleitoral.

O presidente do Consórcio informou que a justificativa do Governo do Estado foi a falta de um parecer jurídico, mas ressaltou que o convênio poderia ter sido assinado antes do término do prazo. “O Consórcio apresentou dentro dos prazos tudo que foi requerido, mas infelizmente não foi renovado o convênio com o Governo do Estado. Nós registramos aqui a nossa indignação, pois cumprimos todas as exigências”.

Conforme o levantamento mais recente, o número de famílias que recebem o auxílio-moradia no ABC atualmente é de 241 em Santo André, seguida de Mauá (78), São Bernardo do Campo (58), Ribeirão Pires (12) e Rio Grande da Serra (9).

Casa Abrigo

Representantes da Frente Regional do ABC de Enfrentamento à Violência Contra as Mulheres entregaram um documento sobre as realizações do Programa Casa Abrigo Regional. Mantida pelo Consórcio, a iniciativa atende mulheres da região em situação de violência doméstica ou familiar, juntamente com seus filhos menores de 18 anos. Desde sua criação, em 2003, a Casa Abrigo já recebeu cerca de 1.100 mulheres e 1.800 crianças e adolescentes. Em 2015, foi premiada com a Medalha Ruth Cardoso em reconhecimento à luta pelos direitos da mulher.

O presidente do Consórcio garantiu que há intenção de dar continuidade ao programa. “A eficiência do programa pode ser medida pelos seus números, o que justifica sua existência. A Casa Abrigo é uma política pública feita de maneira integralizada na região e sua manutenção é plenamente possível por meio do compartilhamento de seus custos entre os seis municípios consorciados”, afirmou Morando.

Prefeito Empreendedor

A pauta da reunião incluiu ainda a apresentação do Prêmio Prefeito Empreendedor Sebrae, que presta reconhecimento aos administradores regionais que implantaram projetos com resultados comprovados com foco no desenvolvimento dos pequenos negócios em seus municípios. A iniciativa premia, entre outras categorias, políticas públicas para desenvolvimento de pequenos negócios e a cooperação intermunicipal, conforme explicou o gerente regional do Sebrae, Paulo Cereda. As inscrições devem ser realizadas até 14 de dezembro.

503 Visualizações

Notícias relacionadas

Voltar para a listagem de notícias

.
.

Consórcio Intermunicipal de Grande ABC - SP.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Políticas de cookies e Termos e condições gerais de uso.