Texto Maior
Texto Maior
Texto Maior
Texto Menor
Texto Menor
Texto Normal
Texto Normal
Contraste
Contraste
Libras
Libras
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Acesso à informação
Acesso à informação
Libras
Mapa do Site

Sexta-feira, 29 de março de 2024 Telefone (11) 4435-3555

Atendimento Atendimento: De Segunda a Sexta das 8:00 às 17:00 Horas

logo
Quin
28/03
Chuva
Máx 24 °C
Min 19 °C
Índice UV
10.0
Sext
29/03
Parcialmente Nublado
Máx 25 °C
Min 19 °C
Índice UV
10.0
Sáb
30/03
Parcialmente Nublado
Máx 26 °C
Min 19 °C
Índice UV
10.0
Domi
31/03
Parcialmente Nublado
Máx 27 °C
Min 18 °C
Índice UV
10.0

Destaques do Consórcio - Segunda-feira, 06 de Agosto de 2018

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

Plano Regional de Turismo é destaque da semana nas atividades dos GTs

Semana de 10 a 13 de julho


Plano Regional de Turismo é destaque da semana nas atividades dos GTs

A discussão sobre o Plano Regional de Turismo do Grande ABC, no dia 12 de julho, foi um dos destaques das iniciativas debatidas nos Grupos de Trabalho do Consórcio Intermunicipal Grande ABC. O objetivo do plano regional é fortalecer as políticas municipais de turismo, além de regionalizar os sistemas e estruturas de informações, como sinalização turística e informações sobre pontos turísticos das cidades do Grande ABC. O Plano Regional de Turismo deve ficar pronto em setembro de 2018 e depois será encaminhado para aprovação pelo Conselho de Prefeitos da entidade. Confira tudo o que foi debatido na segunda semana de julho pelos GTs.

Grupo de Trabalho Pessoa com Deficiência

No dia 10, o GT Pessoa com Deficiência recebeu a representante do Instituto Entre Rodas, que veio solicitar a parceria do Consórcio Intermunicipal Grande ABC para trazer ao Grande ABC a   campanha #Não É Mito. Trata-se da coleta de lacres de latinhas de refrigerante para contribuir com a compra de cadeiras de rodas, sob medida, para pessoas com deficiência. Em outra pauta propositiva, o GT PcD se comprometeu a fazer a articulação para trazer o Bike-Nic para o município de Mauá. A terceira pauta do GT foi sobre a realização de um Curso Regional de Libras.

GT Criança e Adolescente

No dia 10 de julho, os integrantes do GT Criança e Adolescente discutiram sobre o papel dos Conselhos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente e dos Conselhos Tutelares.

Grupo Temático ISS

No dia 11 de julho, a reunião do Grupo Temático ISS deu início ao estudo das alíquotas dos serviços, especificamente dos itens 1 a 10, aplicadas pelos municípios. Ficou acertado ainda que os municípios devem avaliar o impacto financeiro das alterações sugeridas para ser apresentado na próxima reunião. Também ficou acertado que, assim que todos os municípios consorciados apresentarem oficialmente os seus membros, o GT ISS deve promover a eleição da coordenação e da relatoria do grupo.

GT Assistência Social

No dia 11 de julho, o GT Assistência Social instalou o Grupo Temático Pessoa Idosa que se reunirá mensalmente em toda a primeira terça-feira do mês, às 14h, e cuja primeira pauta será a 5ª Conferência dos Conferência dos Direitos da Pessoa Idosa. Ficou determinado que o  Consórcio estará presente na audiência pública realizada pelo movimento nacional da população em situação de rua, em 12 de julho.

GT Turismo

No dia 12 de julho, os componentes do GT Turismo se reuniram no Consórcio ABC para debater sobre o Plano Regional de Turismo. Dener Fonseca, representante da Abet (Associação Brasileira das Empresas de Turismo), consultoria contratada para a elaboração do Plano Regional, apresentou a proposta de escopo de estratégia regional para viabilizar o turismo no Grande ABC. O objetivo do plano regional é fortalecer as políticas municipais de turismo e regionalizar os sistemas e estruturas de informações, como sinalização turística. O grupo aprovou o prosseguimento da estratégia de produção do Plano Regional de Turismo que deve ficar pronto em setembro de 2018 e depois será encaminhado para a assembleia de prefeitos. O grupo propõe que, após a entrega do plano regional, sejam realizados encontros com o trade turístico para apresentação e integração para as ações regionais. A proposta é que em novembro seja realizado evento para discussão do plano de forma ampliada. Também foi discutida a produção de um calendário regional de eventos voltados ao Turismo Regional. O grupo agora está responsável por divulgar os eventos municipais no site do Consórcio Intermunicipal Grande ABC. O objetivo é aumentar a publicização dos eventos para toda a população da região. Os representantes dos municípios de Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra informam que estão auxiliando os empreendimentos turísticos a preencherem o cadastro nacional de Turismo (Cadastur). O preenchimento é de responsabilidade dos empreendimentos, mas as prefeituras entendem que devem apoiá-los neste processo. O grupo solicita que as informações sejam inseridas no site do Consórcio Intermunicipal Grande ABC. Os municípios irão disponibilizar as informações para que a entidade também possa fazer a divulgação.

Centro Regional de Formação em Segurança Urbana

Também no dia 12, foi a vez do Centro Regional de Formação em Segurança Urbana (CRFSU) acordar o Termo de Referência para possibilitar a contratação de instrutores e monitores. Também ficou acertado que serão levantadas informações sobre as disciplinas dos cursos ministrados para definir critérios de seleção no termo de referência.

Plano Plurianual Regional

Já no dia 13, as técnicas de Programas e Projetos do Consórcio Intermunicipal Grande ABC se reuniram com o secretário Executivo, Tunico Vieira, para definir a metodologia de trabalho em grupo visando a definição do Plano Plurianual Regional, cuja discussão será realizada com todos os Grupos de Trabalho e Grupos Temáticos da entidade regional.

GT Drenagem Urbana

E no dia 13 foi a vez da reunião do GT Drenagem Urbana, que teve como pautas a eleição da coordenação do GT; a atualização do plano regional de drenagem e o relatório de acompanhamento da manutenção e limpeza dos piscinões. O coordenador do grupo de Gestão de Riscos, Rafael das Neves, apresentou aos membros do GT Drenagem o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) do Consórcio. Rafael destacou a convergência das ações entre os dois GTs, dando como exemplo a importância dos piscinões para a contenção de inundações. Propôs ainda que o grupo discuta de forma conjunta as demandas encaminhadas ao DAEE (Departamento de Águas e Energia Elétrica). O grupo discutiu as obras propostas no plano regional e ficaram com a incumbência de atualizá-lo de acordo com as ações dos municípios. O grupo também deverá concluir o relatório de acompanhamento da manutenção dos piscinões pelo DAEE até o final do mês. Ainda na reunião, os participantes promoveram a eleição da nova coordenação do GT. Por indicação de todos presentes, Vitória Garcia, do Saesa, de São Caetano, foi indicada para o posto. A experiência de Vitória Garcia nos GTs e nas atividades regionais do Consórcio foi apontada pelos demais membros como respaldo para referendar o seu nome para assumir a condução do GT Drenagem Urbana.

GT Gestão de Riscos

No dia 13 de julho, o grupo Gestão de Riscos trouxe a apresentação de sistema de gerenciamento operacional de monitoramento em tempo real e emissão de alertas de desastres naturais provocados por inundações e deslizamentos de Santo André para subsidiar na estruturação de um sistema integrado para o CGE ABC, que possa contribuir efetivamente com as ações das defesas civis das cidades consorciadas.

FacebookTwitterWhatsAppImprimir

340 Visualizações

Voltar para a listagem de notícias

CALENDÁRIO DE EVENTOS

ACOMPANHE-NOS

HORÁRIO DE ATENDIMENTO:

De Segunda a Sexta das 8:00 às 17:00 Horas

SIGA NAS REDES SOCIAIS

FacebookInstagramTwitterYouTubeLinkedIn

CONTATO

Av. Ramiro Colleoni, 5
Centro
Santo André - SP
CEP: 09040-160
Telefone: (11) 4435-3555
E-mail: contato@consorcioabc.sp.gov.br

Ver Localização

Versão do sistema: 2.0.0 - 29/03/2024

Portal atualizado em: 27/03/2024 18:50:40

Consórcio Intermunicipal Grande ABC - SP.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Política de Cookies e Políticas de Privacidade.