Texto Maior
Texto Maior
Texto Maior
Texto Menor
Texto Menor
Texto Normal
Texto Normal
Contraste
Contraste
Libras
Libras
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Acesso à informação
Acesso à informação
Libras
Mapa do Site

Sexta-feira, 26 de abril de 2024 Telefone (11) 4435-3555

Atendimento Atendimento: De Segunda a Sexta das 8:00 às 17:00 Horas

logo
Sext
26/04
Parcialmente Nublado
Máx 28 °C
Min 19 °C
Índice UV
7.0
Sáb
27/04
Parcialmente Nublado
Máx 31 °C
Min 19 °C
Índice UV
7.0
Domi
28/04
Parcialmente Nublado
Máx 32 °C
Min 23 °C
Índice UV
7.0
Segu
29/04
Parcialmente Nublado
Máx 32 °C
Min 22 °C
Índice UV
7.0

Educação - Segunda-feira, 28 de Janeiro de 2019

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

Coluna Por Dentro dos GTs retoma divulgação das atividades dos grupos

Coluna Por Dentro dos GTs retoma divulgação das atividades dos grupos


Coluna Por Dentro dos GTs retoma divulgação das atividades dos grupos

Após o recesso do final de ano e o período de férias, a última semana do mês de janeiro marcou o retorno das reuniões e atividades dos Grupos de Trabalho e Temáticos na entidade regional.

Hora de retomar a divulgação da atuação regional nesta coluna, criada no segundo semestre de 2018 pela Secretaria Executiva com o objetivo de divulgar e dar visibilidade às atividades, encontros e/ou eventos públicos que possam reverter em projetos regionais.

Na semana de 14 a 18 de janeiro, o destaque ficou por conta da apresentação por oficiais do Corpo de Bombeiros do SICOE (Sistema de Comando de Operações e Emergências). Um dos objetivos da Subcomissão P2R2 é otimizar a gestão da prevenção e das respostas de forma conjunta e articulada, com o envolvimento de todas as instituições como as Defesas Civis, Samu, Trânsito, Polícia Militar e Polo Industrial, entre outros.

Já na semana de 21 a 25 de junho o destaque ficou por conta do treinamento e capacitação dos agentes das Defesas Civis da região para que os servidores municipais tenham conhecimento e possam atuar no Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE), inclusive gerando relatórios para serem passados à imprensa regional, ou mesmo o atendimento de demandas solicitadas pelos jornalistas.

Subcomissão P2R2

No dia 14 de janeiro, das 9h30 às 12h, houve a apresentação por oficiais do Corpo de Bombeiros do SICOE (Sistema de Comando de Operações e Emergências). As apresentações de como cada entidade está organizada é fundamental para o atingimento de um dos objetivos do grupo. O objetivo é otimizar a gestão da prevenção e das respostas de forma conjunta e articulada, com o envolvimento de todas as instituições como as Defesas Civis, Samu, Trânsito, Polícia Militar e Pólo Industrial, entre outros. O Capitão Salomão e o Tenente Antoni apresentaram o SICOE, destacando suas funções, organograma, critérios de operação e procedimentos. O tenente destacou que as etapas são bem estabelecidas com funções claras e que o primeiro procedimento de apoio a emergências a ser adotada pelos representantes de outras instituições é a procura pelo centro de comando. É de lá que as decisões são tomadas e todo o planejamento operacional, por exemplo, de atendimento e socorro, é estabelecido.

 

GT Gestão de Riscos

No dia 21 de janeiro, o GT Gestão de Riscos iniciou o Treinamento Operacional sobre o Sistema do Centro de Gerenciamento de Emergências do Grande ABC (CGE ABC), que prosseguiu nos dias 22 e 23. A ideia deste treinamento é que os agentes de Defesa Civil possam melhor interagir com o sistema HORUS visando ampliar e qualificar suas ações diante das demandas de prevenção à população do Grande ABC, além de uniformizar os procedimentos.

Grupo Temático Pessoa Idosa

Ainda no dia 21, aconteceu a reunião ampliada do Grupo Temático Pessoa Idosa com Sociedade Civil (Conselho Municipais da Pessoa Idosa) e Representante do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa, Inês Rioto. Durante a atividade foi discutida a realização da 1ª Conferência Regional dos Direitos da Pessoa Idosa do Grande ABC que está sendo estruturada pelo Consórcio Intermunicipal Grande ABC, em atendimento à demanda dos Conselhos Municipais.

Regulação Regional

No dia 22, o GT Regulação Regional voltou a discutir a Atenção Básica. Durante o encontro, os participantes discutiram os protocolos municipais existentes para a linha de cuidado materno-infantil e linhas de cuidado específicas relacionadas. E no dia 05/02/19, será feito levantamento dos protocolos existentes para o alto risco na Rede Cegonha e dados para diagnóstico e mapeamento da linha de cuidado, visando a unificação regional. Na próxima semana, dia 29/01/19, estará em pauta a revisão da grade da Rede de Urgência e Emergência (RUE).

GT Gestão de Riscos

No dia 22, o GT Gestão de Riscos, contemplado com a captação de recurso oriundo do Fundo Estadual de Recursos Hídricos (Fehidro), no valor de R$ 2.775.880,28, iniciará a elaboração do Termo de Referência para contratação de serviços para o Centro de Gerenciamento de Emergências do Grande ABC (CGE ABC), que possibilitará um monitoramento mais amplo e preciso da região, com referência aos tempo e clima, visando aprimorar e ampliar as ações de prevenção das Defesas Civis. No mesmo dia, das 14h às 16h, aconteceu o segundo dia do treinamento do CGE ABC.

Grupo Temático Gênero e Masculinidades

No dia 23, das 14h às 17h, o encontro serviu para a estruturação das ações para 2019 (do Plano Plurianual), com ênfase em iniciativas que envolvam captação de recursos e parcerias com a Sociedade Civil e outras instâncias de governo, como o Serviço Regional de Responsabilização e Reeducação para Homens Autores de Violência, a Campanha do Laço Branco, entre outras.

GT Gestão de Riscos

Na quarta-feira (23), foi finalizado o treinamento dos integrantes da Defesa Civil do Grande ABC para atuarem como difusores de informações sobre o tempo, a temperatura e até mesmo na prevenção das situações de desastres ou enchentes.

FacebookTwitterWhatsAppImprimir

396 Visualizações

Voltar para a listagem de notícias

CALENDÁRIO DE EVENTOS

ACOMPANHE-NOS

HORÁRIO DE ATENDIMENTO:

De Segunda a Sexta das 8:00 às 17:00 Horas

SIGA NAS REDES SOCIAIS

FacebookInstagramTwitterYouTubeLinkedIn

CONTATO

Av. Ramiro Colleoni, 5
Centro
Santo André - SP
CEP: 09040-160
Telefone: (11) 4435-3555
E-mail: contato@consorcioabc.sp.gov.br

Ver Localização

Versão do sistema: 2.0.0 - 25/04/2024

Portal atualizado em: 26/04/2024 13:16:38

Consórcio Intermunicipal Grande ABC - SP.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Política de Cookies e Políticas de Privacidade.