Quinta-feira, 18 de julho de 2024 Telefone (11) 4435-3555

Destaques do Consórcio - Quarta-feira, 30 de Janeiro de 2019

Santo André, São Caetano e Ribeirão Pires se mobilizam para ajudar a cidade de Brumadinho (MG)

Doações ficarão à disposição da Defesa Civil de São Paulo, para posterior encaminhamento ao povo mineiro; campanha está suspensa nas três cidades

Santo André, São Caetano e Ribeirão Pires  se mobilizam para ajudar a cidade de Brumadinho (MG)

O auditório do Consórcio Intermunicipal Grande ABC ficou completamente tomado por doações de Santo André, São Caetano e Ribeirão Pires, que serão destinadas para a população de Brumadinho (MG). A cidade mineira foi arrasada na última sexta-feira (25) por um mar de lama provocado pelo rompimento da barragem da mina da Vale no Córrego do Feijão.

O material arrecadado foi centralizado no Consórcio Intermunicipal Grande ABC a pedido do prefeito de Santo André, Paulo Serra, que preside a entidade. As doações, recebidas por cada Fundo Social de Solidariedade das três cidades ficará à disposição da Defesa Civil de São Paulo, que deve encaminhar as doações do Estado para o povo mineiro. A campanha de arrecadação está suspensa nas três cidades até que haja uma nova determinação das autoridades mineiras. No dia seguinte ao desastre, a Defesa Civil de Brumadinho informou que não seria necessária uma campanha de arrecadação de roupas e alimentos.

"Santo André  se mobilizou em auxílio às vítimas, em mais um gesto de união e solidariedade. Nossa gente se uniu em favor das famílias afetadas pela tragédia ambiental e humana, e atendeu ao chamado de ajudar com doações, para amenizar o sofrimento dos que estão sendo resgatados e de tantos outros desabrigados, que perderam tudo", afirmou o prefeito de Santo André e presidente do Consórcio Intermunicipal Grande ABC, Paulo Serra.

A Defesa Civil de Minas Gerais atualizou, no final desta tarde (30) em 99 o número de vítimas do rompimento da barragem da mina Córrego do Feijão, da Vale, em Brumadinho, e destas 57 foram identificadas pelo Instituto Médico Legal (IML). O último balanço da corporação registra 259 desaparecidos. A orientação é que as famílias não compareçam ao IML e, sim, comuniquem-se via internet e redes sociais.

Doações no ABC

Santo André, por meio do Fundo Social de Solidariedade, arrecadou 11.431 (onze mil, quatrocentas e trinta e uma) mudas de roupas, masculinas, femininas, infantis, de cama, mesa e banho e sapatos. Foram 2.312,28 toneladas de mantimentos e água, numa demonstração de resposta rápida da população ao chamamento feito pela primeira-dama Ana Carolina Barreto Serra, que se empenhou diretamente na arrecadação, separação e destinação das doações.

A Prefeitura de São Caetano e o Fundo Social de Solidariedade local entregaram na terça-feira (29), na sede do Consórcio Intermunicipal Grande ABC, 5 mil peças de roupas (adultos e crianças), 500 kg de alimentos e produtos de limpeza e higiene; 32 litros de água potável, dois colchões, 300 fraldas infantis e 16 kg de ração animal. A primeira-dama Denise Auricchio agradeceu a população pela resposta rápida ao chamamento do Fundo Social. “Mais uma vez os moradores de São Caetano demonstraram solidariedade e atitude”, destacou.

Já o Fundo Social de Solidariedade de Ribeirão Pires também mostrou que a população da Estância Turística também é solidária e atenta ao sofrimento da população de Brumadinho. Foram arrecadadas 705 peças de roupas; 5 fardos de água com 12 unidades; 2 galões de 5 litros; 02 cestas básicas; 90 pares de calçados; 60 brinquedos; 50 kg de alimentos; 2 litros de leite; 1 litro de óleo; 1 pacote de papel higiênico; 4 sabonetes; 5 lençóis e 1 edredon.

Clique aqui para conferir a galeria de fotos.

Versão do sistema: 2.0.0 - 12/07/2024

Portal atualizado em: 17/07/2024 17:21:35