.
Acessibilidade
.
.
.
.
.
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
.
.
.
Notícias por Categoria
Parlamentares estiveram na entidade regional pela segunda vez
O Consórcio Intermunicipal Grande ABC recebeu nesta quarta-feira (19/6) uma comissão de vereadores da região para uma apresentação sobre BRT (Bus Rapid Transit, em inglês, ou Transporte Rápido por Ônibus, em português), sistema estudado pelo Governo Estadual para a linha 18-Bronze do Metrô, que deve ligar São Bernardo do Campo à capital, passando por Santo André e São Caetano do Sul. Na semana passada, o mesmo grupo de parlamentares participou de uma palestra sobre monotrilho, modal projetado inicialmente para o trajeto.
Participaram do encontro os vereadores Fabio Lopes (Santo André), Edison Parra (São Caetano do Sul), Adelto Cachorrão (Mauá), o secretário-executivo do Consórcio ABC, Edgard Brandão, além de assessores de outros parlamentares da região.
O grupo recebeu o urbanista e consultor de trânsito e transportes Flaminio Fichmann, que fez apresentação e defesa do sistema BRT à comissão. “Fui convidado pelos vereadores para falar sobre esse modal, não especificamente se é ou não solução para o Grande ABC. Mostrei o que tem no mundo nessa área, do ponto de vista de tecnologia e capacidade”, afirmou o especialista.
A Parceria Público-Privada (PPP) para construção e operação da linha 18-Bronze do Metrô foi assinada com o Governo Estadual em 2014. No entanto, o início das obras esbarrou em questões financeiras e falta de recurso para as desapropriações. Em março, o governador João Doria anunciou que a Secretaria Estadual dos Transportes Metropolitanos (STM) faria estudo para saber qual a melhor forma para tirar o projeto do papel, se pela proposta original ou com mudança de modal, tendo o BRT (Transporte Rápido por Ônibus) como opção. A perspectiva é que haja uma definição sobre isso ainda neste mês, segundo o Governo Estadual.
“Antes de defender cada modal, nossa frente parlamentar quer conhecer as opções, projetos e estudos de viabilidade para depois definir qual sistema queremos para o Grande ABC”, disse o vereador Fabio Lopes, eleito o presidente da frente parlamentar regional.
Para o secretário-executivo do Consórcio ABC, Edgard Brandão, é importante que a entidade regional vire referência da região para debater esse tema. “A criação da linha 18-Bronze está em discussão dentro do Consórcio ABC desde a sua origem. Estamos abertos para auxiliar os parlamentares para conhecerem os sistemas que estão sendo sugeridos para essa ligação do Grande ABC com a capital pelo transporte público”, afirmou.