.
Acessibilidade
.
.
.
.
.
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
.
.
.
Notícias por Categoria
Evento na capital paulista abordou possibilidades para a mobilidade sustentável nos centros urbanos, com destaque para uso da tecnologia
Projetos para área de transportes pensados, articulados e desenvolvidos em âmbito regional nas sete cidades ganharam destaque, nesta sexta-feira (28/6), durante workshop realizado no Laboratório de Inovação em Mobilidade da Prefeitura de São Paulo (Mobilab). O Consórcio Intermunicipal Grande ABC participou como palestrante, a convite da organização do evento.
O encontro explorou as possibilidades para a mobilidade sustentável nos centros urbanos, passando pelo uso da tecnologia e a colaboração para a melhoria do trânsito.
Durante o workshop, o secretário-executivo da entidade regional, Edgard Brandão, apresentou o Plano Regional de Mobilidade – que prevê a reorganização das redes municipais e metropolitanas de transporte coletivo, intervenções físicas em obras de ampliação da infraestrutura viária e medidas operacionais de gestão da circulação -, o Centro de Controle de Operações do Grande ABC (CCO Regional), ambos desenvolvidos pelo Consórcio ABC.
“Os projetos em mobilidade consideram uma população de quase 2,8 milhões de habitantes divididos em sete cidades, o que representa praticamente um estado. O Grande ABC é marcado por dinamismo econômico e populacional, com demandas que são comuns às regiões metropolitanas”, disse o secretário-executivo.
Brandão também falou sobre a linha 18-Bronze do Metrô. A Parceria Público-Privada (PPP) para construção e operação do ramal foi assinada com o Governo Estadual em 2014. No entanto, o início das obras esbarrou em questões financeiras e falta de recurso para as desapropriações. A expectativa é ter uma definição sobre o futuro no projeto nos próximos dias.
O workshop contou ainda com uma apresentação da concessionária Metra, operadora do Corredor Metropolitano ABD, além da participação de representantes de empresas e startups que desenvolvem projetos inovadores em mobilidade.
Criado em 2014, o Movilab tem como objetivo reforçar o relacionamento da administração pública com a tecnologia, com ênfase na inovação, transparência e participação da sociedade civil.