.
Acessibilidade
.
.
.
.
.
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
.
.
.
Notícias por Categoria
Cerca de 500 pessoas participaram do evento, que reuniu gestores, empresários, estudantes e profissionais do setor
O segmento do Turismo Industrial da região do ABC contará com duas novas empresas nos roteiros de visitação. O anúncio ocorreu na última sexta-feira (15), durante o Congresso Brasileiro sobre o tema realizado em São Bernardo do Campo. No encerramento do evento, gestores públicos e empresários da região reafirmaram o compromisso de receber visitantes e a comunidade.
Realizado pelo Consórcio, por meio do Grupo de Trabalho Turismo, em parceria com a Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC e o Senac São Bernardo do Campo, o evento reuniu cerca de 500 pessoas nas atividades, dentre as quais gestores de turismo de cinco Estados brasileiros, totalizando 29 municípios representados.
No encerramento do Congresso, as empresas foram anunciadas como novas parceiras da iniciativa regional: a Alumbra, que fabrica materiais elétricos em São Bernardo, e a Cervejaria Balmann, que produz cervejas artesanais em Santo André, sendo esta a primeira empresa de outro município da região a aderir ao projeto de Turismo Industrial. Um dos produtos de destaque da Balmann é a cerveja com Cambuci, eleita em junho a melhor bebida produzida com o fruto no Concurso Gastronômico do Circuito Regional do Cambuci ABCtur.
As 12 empresas que já são parceiras do projeto Turismo Industrial em São Bernardo do Campo receberam homenagens pelas contribuições à cidade e à região.
Com o objetivo de estimular desafios e oportunidades no turismo das indústrias, setor que caracteriza o pioneirismo na região, o Congresso tratou assuntos em painéis de debate, palestras, apresentações de especialistas do setor e visitas à fábricas que fazem parte do projeto Turismo Industrial da Prefeitura de São Bernardo: Masipack, Volkswagen, Mercedes-Benz do Brasil e Wheaton Brasil.
O coordenador do Grupo de Trabalho (GT) Turismo do Consórcio e diretor de Turismo de São Bernardo, Fernando Bonisio, apresentou painel sobre oportunidades e perspectivas do turismo industrial na cidade e na região. “Com o Congresso, estamos escrevendo mais um capítulo da história do turismo industrial do ABC”, afirmou Bonisio.
Temas debatidos no Congresso
O Congresso Brasileiro de Turismo Industrial promoveu uma série se discussões simultâneas em salas temáticas sobre “A Qualificação Profissional para o Turismo”; “Patrimônio Industrial”; “Compartilhando Experiência Internacional – o caso da Viarco de Portugal”; “Operacionalização do Turismo Industrial – como bem receber”; e “Turismo Industrial: Cases de sucesso no Brasil e no mundo e a proposta de regionalização no Grande ABC”.
O destaque da programação foi o debate sobre a ampliação da experiência de São Bernardo do Campo neste segmento turístico para as demais cidades da região. De agosto de 2013 até junho deste ano, o projeto Turismo Industrial recebeu cerca de 3,5 mil pessoas em 250 visitas monitoradas às 12 empresas participantes da ação em São Bernardo. Entre os visitantes estão predominantemente estudantes, além de gestores e profissionais de diferentes setores. Neste período, o município recebeu delegações internacionais dos Estados Unidos, Peru, Uganda e Índia.
Também foi apresentado um case internacional pela coordenadora do programa de Turismo Industrial da área em São João da Madeira (Portugal), Alexandra Alves. A cidade iniciou suas atividades neste segmento em 2012, com um aporte de cerca de 600 mil euros na estruturação das empresas que se tornariam parceiras do projeto, para que tivessem condições que receber os visitantes. Desde então, mais de 95 mil pessoas passaram pelas seis fábricas e quatro instituições participantes do projeto. Deste total, cerca de 72% são estudantes.
(Com informações da Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC)