Quarta-feira, 17 de julho de 2024 Telefone (11) 4435-3555

Destaques do Consórcio - Segunda-feira, 05 de Agosto de 2019

Urbanistas e arquitetos fazem debate técnico no Consórcio ABC

Entidade regional recebe o evento “CAU na Cidade”, do Conselho de Arquitetura de São Paulo

Urbanistas e arquitetos fazem debate técnico no Consórcio ABC

O Consórcio Intermunicipal Grande ABC recebe por três dias o evento “CAU Na Cidade”, organizado pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo (CAU/SP). As habitações de interesse social e a preservação do patrimônio foram os principais temas abordados no primeiro dia de atividades.

A abertura ocorreu nesta segunda-feira (5/8), às 19h, e contou com duas palestras. A primeira foi do arquiteto, urbanista e presidente do CAU/SP, José Roberto Geraldine Junior, que falou sobre a relação dos profissionais do setor com as cidades.

“Muitos projetos de engenharia civil são feitos sem a presença de um profissional habilitado. Isso é um risco não só para a sociedade, mas para toda a nação. Então, trabalhamos em sensibilização e capacitação dos arquitetos e urbanistas para que a população ganhe cada vez mais qualidade técnica”, disse Geraldine.

A segunda palestra foi da arquiteta e urbanista Maria Rita Silveira de Paula Amoroso, que fez a apresentação “O Papel do Arquiteto na Preservação do Patrimônio Cultural”.

“Temos uma riqueza enorme de patrimônios no Estado de São Paulo. E isso tem de ser preservado. No Grande ABC, o trabalho em Paranapiacaba, distrito de Santo André, é referência. A conservação do patrimônio é muito mais importante que o restauro”, enfatizou Maria Rita.

O secretário-executivo do Consórcio ABC, Edgard Brandão, participou da cerimônia de abertura do evento. “É extremamente importante para a região ser palco desse debate técnico de profissionais da área, que gera grandes experiências para serem aplicadas em políticas públicas nas sete cidades”, afirmou Brandão.

A abertura do evento foi transmitida ao vivo na página oficial do Consórcio ABC no Facebook (@consorcioabc) e pode ser vista na íntegra neste link.

O evento

Com objetivo de integrar arquitetos e urbanistas com a administração pública e sociedade civil, o evento realiza uma série de ações de capacitação, sendo a temática central o profissional de arquitetura e urbanismo enquanto agente de transformação social.

Até o dia 7 de agosto, serão abordados assuntos como as atribuições privativas da profissão arquiteto e urbanista, a preservação do patrimônio histórico, questões de mobilidade urbana e de acessibilidade nas edificações e vias públicas, a assistência técnica para habitação de interesse social, entre outros.

Nas cidades participantes do evento, haverá ações nas instituições de ensino e fiscalização, enfatizando a ética e o correto exercício profissional.

O evento é aberto ao público geral e não é necessária a realização de inscrição para participação.

Programação dos próximos dias:

6 de agosto de 2019, terça-feira
14:00 às 17:30 – Oficina 3 – Oficina de Patrimônio

Convidada: Arq. e urb. Maria Rita Silveira de Paula Amoroso

19:00 às 20:00 – Palestra 3 – Mobilidade Urbana

Convidado: Arq. e urb. Luiz Antonio Cortez Ferreira

20:15 às 21:30 – Palestra 4 – Acessibilidade

Convidada: Arq. e urb. Silvana Cambiaghi

7 de agosto de 2019, quarta-feira

9:00 às 11:30 – Coleta de Dados Biométricos

Equipe do CAU/SP

14:00 às 17:30 – Oficina 5 – O que é B.I. M.

Convidado: Arq. e urb. Adriano Sales

19:00 às 20:00 – Palestra 5 – Empreendedorismo na Arquitetura