Quarta-feira, 17 de julho de 2024 Telefone (11) 4435-3555

Destaques do Consórcio - Sexta-feira, 09 de Agosto de 2019

Trem expresso da CPTM no Grande ABC tem operação ampliada a partir de segunda-feira (12/8)

Expresso ABC passa a operar até 20h entre estações Tamanduateí e Prefeito Celso Daniel-Santo André, com parada única na estação São Caetano

Trem expresso da CPTM no Grande ABC tem  operação ampliada a partir de segunda-feira (12/8)

A população do Grande ABC passa a contar, a partir de segunda-feira (12/8), com uma viagem adicional do Expresso ABC da Linha 10-Turquesa da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) no período da noite. O serviço, que até esta sexta-feira (9/8) é prestado até às 19h30, ganhará uma viagem adicional às 20h.

A ampliação do serviço integra o pacote de melhorias para o transporte público da região acordado entre os prefeitos do Grande ABC e o governador João Doria em julho, durante reunião no Palácio dos Bandeirantes. Na ocasião, foi definido o início do processo de modernização da Linha 10-Turquesa, que atende cinco (Santo André, São Caetano do Sul, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra) das sete cidades da região.

O Expresso ABC opera desde novembro de 2016, de segunda a sexta-feira, nos horários considerados de pico, entre as estações Prefeito Celso Daniel-Santo André e Tamanduateí, com parada única na estação São Caetano.

Atualmente, cerca de 20 mil passageiros utilizam diariamente o serviço. Pela manhã, são realizadas oito viagens entre 6h e 9h30. Com a ampliação do serviço, o segundo período terá nove viagens, das 16h às 20h.

Para o presidente do Consórcio Intermunicipal Grande ABC e prefeito de Santo André, Paulo Serra, a medida é um ganho para os usuários no horário de pico. “A viagem adicional permite que a população possa contar com uma ligação ferroviária mais rápida entre São Paulo e o Grande ABC. A ampliação do serviço beneficiará diretamente moradores de cinco das sete cidades da região”, afirmou.

No período da manhã, o Expresso ABC parte da estação Prefeito Celso Daniel-Santo André, para apenas na Estação São Caetano e encerra a viagem na Estação Tamanduateí, onde é possível fazer integração com a Linha 2-Verde do Metrô. A partir da tarde, os trens percorrem o sentido inverso.

O tempo de percurso das viagens do Expresso ABC é de aproximadamente oito minutos. O serviço é realizado em vias exclusivas, sem interferir no tráfego da Linha 10-Turquesa, que opera com intervalo regular entre as estações Brás e Rio Grande da Serra.

Foto:Governo do Estado de São Paulo

Versão do sistema: 2.0.0 - 11/07/2024