.
Acessibilidade
.
.
.
.
.
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
.
.
.
Notícias por Categoria
Engenheiro civil e educador popular, Luiz Takuzi Kohara defendeu que residência é fundamental para reinserção na sociedade, assim como trabalho e educação financeira e social
O Consórcio Intermunicipal Grande ABC realizou, nesta sexta-feira (23/8), uma palestra sobre educação popular e políticas de habitação para população em situação de rua. O tema foi ministrado pelo engenheiro civil e educador social Luiz Takuzi Kohara, pós-doutor em Arquitetura e Urbanismo e Sociologia Urbana, também colaborador do Centro de Assessoria e Apoio as Iniciativas Sociais (Cais). O evento teve organização do Grupo Temático População em Situação de Rua da entidade regional.
Durante o evento, Kohara falou sobre a necessidade de entender o problema da população em situação de rua nos grandes centros urbanos. “Apenas na cidade de São Paulo há cerca de 30 mil pessoas nessa situação. Tenho viajado por muitas cidades e percebido como esta é uma realidade crescente e preocupante. Não apenas pelos números, mas pelas violações de direitos que essa população é vítima”, explicou.
O educador social também defendeu que a lógica mercadológica de moradia é um empecilho para reinserção social da população em questão. “Há também a questão que o mercado pouco enxerga a população em situação de rua, ironicamente por falta de endereço, e a sociedade a vê como descartável”, lamentou.
Kohara afirmou ainda que a localização da residência é fundamental para a reinserção na sociedade, mas existem outros fatores que devem ser considerados, como um trabalho para sustento próprio e educação financeira e social. É importante considerar ainda, acrescentou, que a população em situação de rua enfrenta dificuldades para viver em sociedade, pois está condicionada à margem dela. O conceito de lar e moradia vai além de um teto”, ressaltou.
Entre as possibilidades para superar este problema social nas sete cidades, o educador social apontou a importância de discutir o problema regionalmente. “Há um grande avanço na articulação de políticas públicas desde a criação do Consórcio ABC, possibilitando trocas de informações e experiências que possam atender as singularidades da população em situação de rua”, disse Kohara.
A mesa de abertura do evento contou também com a presença do secretário-executivo do Consórcio ABC, Edgard Brandão, e da coordenadora do Grupo Temático em Situação de Rua, Maria Aparecida Rezende.