.
Acessibilidade
.
.
.
.
.
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
.
.
.
Notícias por Categoria
Assembleia mensal do Consórcio ABC teve apresentação do coordenador estadual da Defesa Civil, coronel Nyakas
O secretário-chefe da Casa Militar e coordenador estadual da Defesa Civil, coronel Walter Nyakas Júnior, informou nesta terça-feira (3/9) aos prefeitos do Grande ABC que haverá uma revisão, no próximo ano, dos mapas das áreas de ricos nas sete cidades. O anúncio ocorreu durante a assembleia mensal do Consórcio Intermunicipal Grande ABC.
“A região, por meio do Instituto Geológico e com financiamento do Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento, terá no próximo ano todos os mapeamentos das regiões de áreas de ricos serão todos revistos, como uma ação preventiva”, afirmou Nyakas.
Em 2012, o Consórcio ABC contratou o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) para desenvolvimento dos Planos Municipais de Redução de Riscos (PMRRs) para Santo André, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra e o mapeamento de inundações e alagamentos para São Caetano do Sul. Na ocasião, os demais municípios da região já possuíam o instrumento.
Para o vice-presidente do Consórcio ABC e prefeito de Ribeirão Pires, Adler Teixeira - Kiko, a revisão dos mapas das áreas de contenção de riscos é muito importante para a região, por se tratar de uma medida preventiva. “Vivemos em uma região com acidentes naturais comuns, que são enchentes e deslizamentos. A prevenção é o melhor caminho para evitar acidentes desses tipos”, afirmou Kiko, que presidiu a reunião na ausência, por um problema de saúde, do presidente da entidade regional e prefeito de Santo André, Paulo Serra.
Durante a reunião, Nyakas apresentou ainda um balanço das ações preventivas, assistenciais e reconstrutivas realizadas pela Defesa Civil estadual, com o objetivo de evitar ou minimizar os desastres naturais e restabelecer a normalidade social. “A nossa preocupação sempre é não trabalhar apenas na resposta, mas também na prevenção. Esse é um trabalho que passa por estruturação e treinamento, entre outras ações. Aproveitamos o momento, período de estiagem, para treinar os agentes de regiões com risco de acidentes durante o verão”, explicou.
O vice-presidente do Consórcio ABC ressaltou que a prestação de contas da Defesa Civil estadual foi esclarecedora, apontando as principais ações realizadas durante as fortes chuvas que atingiram a região no primeiro semestre. “Vivemos situação muito difícil por conta das chuvas em março. O fato de o representante maior da Defesa Civil no Estado estar vindo no Consórcio ABC e apresentar as ações que estão sendo feitas é muito positivo”, afirmou Kiko.