.

Acessibilidade

Aumentar Fonte
.
Diminuir Fonte
.
Fonte Normal
.
Alto Contraste
.
Libras
.
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Mapa do Site
.
Acesso à informação
.

De Segunda a Sexta das 8:00 às 17:00 Horas

Idioma

Português

English

Español

Francese

Deutsch

Italiano

Destaques do Consórcio - Quarta-feira, 02 de Outubro de 2019

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

Governo do Estado amplia entrega descentralizada de remédios de alto custo no Grande ABC

São Caetano do Sul recebe terceiro ponto da Farmácia de Alto Custo na região; iniciativa é demanda antiga do Consórcio ABC


Governo do Estado amplia entrega descentralizada de remédios de alto custo no Grande ABC

O Grande ABC ganhou nesta quarta-feira (2/10) seu terceiro ponto de distribuição de medicamentos especializados. Assim como Santo André e São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul passa a contar com o serviço, que será realizado no Atende Fácil (Rua Major Carlo Del Prete, 651, Centro).

A iniciativa é uma demanda antiga do Consórcio Intermunicipal Grande ABC, órgão financiado pelas prefeituras da região para elaborar e articular projetos regionais, que debate o tema há pelo menos oito anos. 

A cerimônia de inauguração do posto em São Caetano contou com a presença do governador João Doria, do prefeito da cidade, José Auricchio Júnior, dos secretários estaduais da Saúde, José Henrique Germann Ferreira, e de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi, do deputado estadual Thiago Auricchio, entre outras autoridades.

Doria destacou que a instalação de mais uma unidade da farmácia de alto custo no Grande ABC traz mais conforto para a população. “São 5 mil pessoas que todos os meses se dirigiam a outro município, mesmo não sendo muito longe, mas perdiam uma manhã ou uma tarde inteira em busca dos seus medicamentos. Agora temos aqui de forma rápida, precisa e muito mais próxima”, afirmou.

Em sua fala, o prefeito de São Caetano relembrou que a descentralização da distribuição de medicamentos atende a um pleito discutido por anos pelas sete cidades. “A farmácia de alto custo é uma demanda antiga e vem fechar um ciclo para nós”, disse Auricchio.

Também presente na inauguração do serviço, representando o presidente da entidade regional e prefeito de Santo André, Paulo Serra, o secretário-executivo do Consórcio ABC, Edgard Brandão, destacou que o conceito de distribuição descentralizada dos medicamentos foi idealizado regionalmente e articulado pelo colegiado de prefeitos.

“Durante muito tempo, os moradores das sete cidades tinham que se dirigir ao Hospital Mário Covas, em Santo André, para retirar os medicamentos. A expansão do serviço para o Poupatempo de São Bernardo e para o Atende Fácil de São Caetano é mais uma conquista do Consórcio ABC para a região, que passa a contar com três unidades da farmácia de alto custo”, afirmou Brandão.

Histórico

A descentralização da farmácia de alto custo começou a ser discutida entre os municípios da região e Estado em 2011, por meio de articulação do Consórcio ABC. Até a inauguração da unidade no Poupatempo de São Bernardo, em maio deste ano, a entrega de medicamentos especializados no Grande ABC estava disponível somente no Hospital Estadual Mário Covas, em Santo André, atendendo em torno de 35 mil pacientes por mês.

Em fevereiro de 2013, o Grupo de Trabalho (GT) Saúde do Consórcio ABC incluiu a ação como uma das pautas a serem cobradas do Governo do Estado. Em setembro do mesmo ano, a reivindicação foi encaminhada para David Uip, que tinha acabado de assumir a Secretaria de Estado da Saúde.

Já em junho de 2015, a descentralização da entrega de medicamentos de alto custo foi novamente cobrada pelo Consórcio ABC. Na ocasião, surgiu a proposta de entrega desses remédios nos Ambulatórios Médicos de Especialidades (AMEs) de Santo André e Mauá, além da continuidade do serviço no Hospital Estadual Mário Covas. Em agosto do mesmo ano, a entidade regional voltou a cobrar a implantação do sistema.

O tema foi retomado pelos prefeitos do Grande ABC em fevereiro de 2017. Em maio daquele mesmo ano, uma das propostas analisadas foi a criação de centros de distribuição em Santo André, São Bernardo, São Caetano do Sul, Diadema e Mauá, sendo que esta última faria o repasse a Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra.

Em janeiro de 2018, os chefes dos Executivos municipais decidiram propor que a retirada dos medicamentos ocorra em unidades do Poupatempo instaladas na região (Santo André, São Bernardo, Diadema e Mauá) e no Atende Fácil de São Caetano. Dois meses depois, o então governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, autorizou o início do processo de distribuição descentralizada de medicamentos de alto custo no ABC, tendo o Poupatempo de São Bernardo como projeto piloto. No entanto, a medida não chegou a ser efetivada no ano passado. 

Neste ano, em abril, o diálogo entre os municípios e o Governo do Estado foi retomado em uma reunião entre prefeitos e secretários municipais da região com o secretário estadual da Saúde, José Henrique Germann Ferreira. Na ocasião, foi acordado um calendário de atividades para ampliação do serviço no Grande ABC - a distribuição foi iniciada no Poupatempo de São Bernardo do Campo em maio.  

Em relação à logística da farmácia de alto custo, o fornecimento de medicamentos de alto custo está vinculado ao cumprimento de critérios dos protocolos clínicos de cada doença, definidos pelo Ministério da Saúde. Para o cidadão ter acesso aos remédios é necessário apresentar documentos e exames específicos para cada situação.

552 Visualizações

Notícias relacionadas

Voltar para a listagem de notícias

.
.

Consórcio Intermunicipal de Grande ABC - SP.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Políticas de cookies e Termos e condições gerais de uso.