.
Acessibilidade
.
.
.
.
.
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
.
.
.
Notícias por Categoria
Realizado com apoio do Consórcio ABC, evento fez atendimento sobre temas centrais relacionados ao mercado externo
Empresários das sete cidades com interesse em ingressar no comércio internacional ou ampliar atuação na busca por novos mercados fora do país puderam ser orientados e tirar dúvidas no Poupatempo do Exportador, ação do SP Export, evento voltado a esse público, realizado nesta quarta-feira (23/10), no Teatro Municipal de Santo André. Com organização da Agência Paulista de Promoção de Investimentos e Competitividade (InvestSP) e do Consórcio Intermunicipal Grande ABC, a iniciativa recebeu 150 pessoas, entre empresários e interessados pelo assunto.
Na abertura do encontro, o diretor administrativo do InvestSP, João Vicente Guariba, falou sobre a importância de identificar as necessidades específicas da iniciativa privada da região em relação ao mercado externo, assim como facilitar o processo de exportação.
“Quando falamos em novos investimentos, não é apenas buscar o mercado externo, mas também abrir oportunidades para a manutenção e o fortalecimento das empresas com base aqui em nosso território, e a exportação é um desses meios. O evento de hoje busca oferecer eficácia e inovação para os empreendedores”.
Representando o presidente do Consórcio ABC e prefeito de Santo André, Paulo Serra, o secretário-executivo da entidade regional, Edgard Brandão, ressaltou que a região possui vocação para a exportação.
“Aqui, temos grandes indústrias, empresas de diversos setores e ótima localização. Temos logística excelente, estando próximos do Porto de Santos e do Aeroporto de Guarulhos. Grandes rodovias passam pelo ABC. Tudo isso deve ser aproveitado e potencializado. Por isso, estamos realizando um evento deste porte”, disse Brandão.
Representando o município anfitrião na abertura do evento, o secretário de Desenvolvimento Econômico de Santo André, Evandro Banzato, destacou a contribuição da entidade regional para trazer, pela primeira vez, a iniciativa para as sete cidades. “O Consórcio ABC teve grande importância como parceiro neste evento. A nossa força fica muito mais evidente e visível quando a gente trabalha de forma unida”, afirmou.
Programação
O Poupatempo do Exportador concentrou, em um mesmo espaço, a possibilidade de atendimento por empresas e instituições essenciais nesse processo.
A ação reuniu, entre outras instituições, Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), Banco do Brasil, Banco do Povo Paulista, Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Correios, Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa do Agronegócio (Fundepag), Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), Receita Federal e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).
A programação também incluiu o Seminário SP Export, em que o público participou de palestras e painéis com orientações para ajudar empresas da região a exportar, conquistando novos mercados para seus produtos. Os principais temas foram capacitação, trâmites financeiros, adequação de produtos e inteligência comercial.