Quinta-feira, 18 de abril de 2024 Telefone (11) 4435-3555

Saúde - Sexta-feira, 24 de Abril de 2020

Consórcio ABC alerta para fake news sobre doações de cestas básicas

Texto falso vem sendo divulgado nas redes sociais

Consórcio ABC alerta para fake news sobre doações de cestas básicas

O Consórcio Intermunicipal Grande ABC, alerta para um caso de fake news (notícia falsa) que está circulando pelas redes sociais com a informação de que o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) está fornecendo cestas básicas grátis para quem acessar e compartilhar um link com amigos por meio do WhatsApp.

O secretário-executivo do Consórcio ABC, Edgard Brandão, explicou que a mensagem divulgada trata-se de um golpe para roubar dados das pessoas e ressaltou que os órgãos públicos têm também o papel fazer alerta à população sobre fake news.

“É lamentável que muitas pessoas estão se aproveitando deste momento de pandemia para aplicar golpes em redes sociais. Por isso é sempre importante que as pessoas façam consulta nos órgãos oficiais e não espalhem essas notícias falsas”, afirmou.

Brandão lembrou ainda que, no Grande ABC, prefeituras e entidades estão realizando a distribuição de cestas básicas, mas em nenhum caso a ajuda tem como critério de seleção o compartilhamento de mensagens pela internet.

“Um dos exemplos é o Drive Thru Solidário Regional, que o Consórcio ABC iniciou nesta semana. Os produtos arrecadados serão posteriormente retirados pelos Fundos Sociais de Solidariedade das sete cidades, que ficarão responsáveis pelo repasse às famílias em situação de vulnerabilidade na região”, disse o secretário-executivo.

Veja abaixo, na íntegra, o texto falso que está sendo divulgado nas redes sociais:

“Oi, passando para avisar que o CRAS (Centro de Referência da Assistência Social), juntamente com as coletas de doações feitas pelo prefeito está ajudando as famílias com doações de cestas básicas, por conta desse momento difícil da pandemia.

Eu acabei de solicitar uma cesta pra minha família, aproveita pra ver para você também aqui: https://cestas.acao-social.com

Eles estão entregando nos bairros através de um caminhão na sua residencia em até 3 dias úteis. Não tá podendo buscar para evitar o risco de tumulto e contaminação com o vírus”.

O Consórcio ABC recomenda que o texto acima não seja compartilhado. Em caso de dúvidas, envie e-mail para contato@consorcioabc.sp.gov.br.

Versão do sistema: 2.0.0 - 12/04/2024

Portal atualizado em: 18/04/2024 17:01:44