.

Acessibilidade

Aumentar Fonte
.
Diminuir Fonte
.
Fonte Normal
.
Alto Contraste
.
Libras
.
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Mapa do Site
.
Acesso à informação
.

De Segunda a Sexta das 8:00 às 17:00 Horas

Idioma

Português

English

Español

Francese

Deutsch

Italiano

Destaques do Consórcio - Terça-feira, 19 de Maio de 2020

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

Consórcio ABC discute proposta de estudo regional sobre resíduos sólidos com Secretaria Nacional de Saneamento

Entidade regional busca captação de recursos por meio do Fundo de Apoio à Estruturação de Projetos da Caixa Econômica Federal


Consórcio ABC discute proposta de estudo regional sobre resíduos sólidos com Secretaria Nacional de Saneamento

O Consórcio Intermunicipal Grande ABC participou, na tarde de segunda-feira (18/5), de videoconferência para discussão de proposta de estudo regional para o tratamento e destinação final dos resíduos sólidos nas sete cidades. Participaram da reunião o secretário nacional de Saneamento, Pedro Maranhão, e a diretora de Financiamento de Projetos, Luciana Capanema. 

O objetivo da entidade regional é buscar a captação de recursos para a elaboração do estudo inédito por meio do Fundo de Apoio à Estruturação de Projetos de Concessão e PPP da Caixa Econômica Federal (FEP-Caixa). 

Em abril, o Governo Federal lançou chamamento público para apoiar o desenvolvimento de projetos de concessão no setor de resíduos sólidos urbanos pelo FEP-Caixa.

A viabilização do estudo poderá balizar os municípios do Grande ABC para o serviço de destinação conjunta de resíduos. Atualmente, cada prefeitura da região realiza o serviço de forma individual.

O diretor Administrativo e Financeiro do Consórcio ABC, Carlos Eduardo Alves da Silva, o Cadu, representou o presidente da entidade regional e prefeito de Rio Grande da Serra, Gabriel Maranhão. Durante a reunião, ele reforçou junto à secretaria nacional o potencial do Grande ABC, a estrutura da entidade regional, bem como a demanda histórica de um projeto que busque regionalizar a gestão dos resíduos.

“O Consórcio ABC foi criado em 1990 para tratar justamente da gestão dos resíduos sólidos. Ao longo de 30 anos, diversos estudos foram realizados, mas ainda é necessário um estudo propositivo e que de embasamento técnico, jurídico e financeiro aos municípios consorciados para a tomada de decisão”, destacou Cadu. 

O projeto deverá ser apresentado aos prefeitos para validação e inclusão na concorrência nas próximas semanas.

543 Visualizações

Notícias relacionadas

Voltar para a listagem de notícias

.
.

Consórcio Intermunicipal de Grande ABC - SP.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Políticas de cookies e Termos e condições gerais de uso.