Notícias

Encontro de secretários de Finanças debate desafios no atual cenário econômico

Evento promovido pela Assefin-SP teve o Consórcio ABC como anfitrião e foi realizado pela primeira vez de forma virtual

24/07/2020

Os desafios dos gestores municipais de finanças em ano de crise sanitária, social e econômica foi o principal tema do 19º Encontro de Secretários de Finanças, promovido nesta sexta-feira (24/7) pela Associação das Secretarias Municipais de Finanças do Estado de São Paulo (Assefin-SP). A edição deste ano do evento, realizado pela primeira vez por meio de videoconferência, teve o Consórcio Intermunicipal Grande ABC como parceiro e anfitrião do encontro.

O encontro reuniu mais de 45 secretários de Fazenda e Finanças de municípios paulistas. O evento integrou a programação do 9º Seminário de Gestão Pública Fazendária Digital 2020, iniciado na terça-feira (21/7).
 
A abertura do evento foi realizada pelo presidente da Assefin e secretário de Fazenda de Ribeirão Preto, Manoel Jesus; pelo secretário-executivo da da entidade, Sérgio Nalini; e pelo diretor Administrativo e Financeiro do Consórcio ABC, Carlos Eduardo Alves da Silva, o Cadu, representando o presidente do colegiado e prefeito de Rio Grande da Serra, Gabriel Maranhão.

O encontro contou com a presença da 1ª vice-presidente da Assefin-SP, Mary Brito Silveira; do diretor institucional do Comitê dos Secretários de Fazenda dos Estados e Distrito Federal (Comsefaz), André Horta Melo, e da presidente do Fórum Nacional dos Secretários de Fazenda e Finanças, Giovanna Victer, além do presidente da Assefin-TO, Rogério Ramos e do secretário-executivo do Consórcio ABC, Edgard Brandão.

O evento, além de destacar a atuação e informes da instituição junto ao grupo de secretários municipais de Finanças e Fazenda associados, possibilitou o diálogo e a troca de experiências entre os municípios dos mais variados portes no Estado de São Paulo, em um ano marcado pelo enfrentamento da pandemia do novo coronavírus e pelo encerramento de mandato dos atuais prefeitos.

O presidente do Consórcio ABC, Gabriel Maranhão, falou sobre as experiências das sete cidades diante da Covid-19.  

“O Grande ABC está enfrentando unido os desafios impostos nesta atual conjuntura, principalmente nas questões sanitárias e sociais. Neste cenário, os esforços dos sete prefeitos da região ganharam força graças à união e às ações conjuntas dos municípios, principalmente junto ao Governo do Estado”, afirmou Maranhão.

Em sua fala, o diretor Administrativo e Financeiro do Consórcio ABC destacou a oportunidade de o órgão intermunicipal receber o evento pela primeira vez e em uma edição não presencial.

“Foi uma satisfação para o Consórcio ABC realizar essa parceria com a Assefin-SP e promover esse grande encontro de secretários de Finanças, dos mais diversos municípios do Estado de São Paulo, ainda mais em um ano tão delicado. Foi o primeiro encontro em formato virtual e pela primeira vez promovido por um consórcio público de municípios. A experiência foi realmente exitosa”, ressaltou Cadu.

O evento também marcou a comemoração do primeiro ano da Assefin-SP como associação oficialmente registrada. As atividades da entidade foram iniciadas em 2013, mas durante seis anos sua atuação ocorreu como um fórum de discussões.

Tags

FINANÇAS