Notícias

Consórcio ABC e Sebrae preparam programa regional de apoio a empresas para retomada da economia

Ação articulada pelo GT Desenvolvimento Econômico é voltada para setores econômicos que já retornaram à atividade ou estão prestes a retomar suas operações

05/08/2020

O Consórcio Intermunicipal Grande ABC e as secretarias de Desenvolvimento Econômico das sete cidades se reuniram nesta quarta-feira (5/8), por meio de videoconferência, com representantes do escritório do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) no Grande ABC para organizar um programa de capacitação voltado a empresas da região. 

A iniciativa, denominada Travessia, é articulada pelo Grupo de Trabalho (GT) Desenvolvimento Econômico do órgão que representa a união das sete prefeituras da região. O objetivo é auxiliar as empresas locais na crise econômica devido à pandemia do novo coronavírus.

As capacitações serão realizadas pelas equipes do Sebrae de modo virtual e conforme os protocolos de segurança frente à pandemia, contemplando os setores econômicos que já retornaram à atividade ou estão prestes a retomar suas operações. As primeiras ações serão voltadas para empresas que atuam na área de beleza, alimentação (incluindo panificação), costura e bufês. 

Os canais para inscrição, que serão gratuitas, serão divulgados a partir da próxima semana no site do Consórcio ABC. O programa será aberto para empresas já formalizadas, empreendedores ainda não formalizados e micro e pequenas empresas (MEIs). A iniciativa permite aos participantes o pleito ao programa de crédito "Juros Zero" da Desenvolve-SP e Banco do Povo, com financiamento de até  R$ 15 mil.

O coordenador do GT Desenvolvimento Econômico, Fernando Cunha, ressaltou que a iniciativa foi idealizada para beneficiar os pequenos empreendedores, fortemente impactados ao longo da pandemia.  

“Os reflexos econômicos da pandemia são devastadores, por isso estamos desenvolvendo esse programa em nível regional. Vamos fornecer ferramentas para que consigam retomar suas atividades conscientes da nova organização econômica, com informações sobre questões trabalhistas, oportunidades de crédito e tudo que pode ser feito para que consigam equilibrar suas finanças e voltar a crescer e gerar empregos”, afirmou Cunha.

Além dos representantes das secretarias municipais e do Consórcio ABC, participaram da reunião o gerente regional do Sebrae no Grande ABC, Paulo Cereda, e os consultores da instituição Márcio Bertolini e Cintia Bertão.

O presidente do Consórcio ABC e prefeito de Rio Grande da Serra, Gabriel Maranhão, destacou que a iniciativa vai contribuir para pequenos empreendedores das sete cidades superarem as dificuldades atualmente enfrentadas por indústrias, comércios e serviços.

“Os impactos da pandemia do novo coronavírus são sentidos por todas as empresas. A orientação e o apoio da equipe capacitada do Sebrae vão ajudar os empreendedores da nossa região a superar esse momento”, afirmou Maranhão.
 

Tags

GT DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO
POR DENTRO DOS GTS