Quarta-feira, 17 de julho de 2024 Telefone (11) 4435-3555

Destaques do Consórcio - Quinta-feira, 27 de Agosto de 2020

Consórcio ABC recebe apresentação atualizada do projeto de usina de recuperação energética

Iniciativa foi pauta de reunião do GT Resíduos Sólidos da entidade regional

O Consórcio Intermunicipal Grande ABC recebeu nesta quinta-feira (27/8) uma apresentação atualizada do projeto para construção de uma Usina de Recuperação Energética (URE) em Mauá. A iniciativa foi pauta de reunião do Grupo de Trabalho (GT) Resíduos Sólidos da entidade regional, realizada por meio de videoconferência.

Os detalhes sobre o projeto da URE foram apresentados pelo diretor-executivo da Central de Tratamento de Resíduos Lara, Daniel Sindicic. A empresa é detentora de um aterro sanitário privado localizado em Mauá e que recebe os resíduos sólidos de seis das sete cidades da região (a exceção é Santo André).

Em julho, o parecer técnico da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) sobre a iniciativa foi aprovado no Conselho Estadual de Meio Ambiente do Estado de São Paulo (Consema).

A URE será instalada em uma área de 90 mil metros quadrados em Mauá, com recursos privados, e contribuirá para prolongar a vida útil do aterro da Lara. Além disso, deverá produzir 80 megawatts de energia por hora, por meio do biogás, o que deve abastecer cerca de 250 mil residências.

“O projeto foi desenvolvido para atender às características e quantidade de lixo recebido pelo aterro sanitário da Lara. A URE Mauá será uma unidade industrial capaz de realizar tratamento térmico do lixo urbano, de forma segura e ambientalmente adequada”, explicou Sindicic.

O GT Resíduos Sólidos colocou como proposta que os programas vinculados aos municípios pelo empreendimento sejam apresentados ao grupo para que as ações sejam regionalizadas.

O secretário-executivo do Consórcio ABC, Edgard Brandão, classificou o projeto como fundamental para a região avançar no segmento de resíduos sólidos. “Este é um tema prioritário para as sete cidades”, afirmou.

Versão do sistema: 2.0.0 - 12/07/2024

Portal atualizado em: 16/07/2024 16:23:32