Notícias

Exposição virtual celebra 30 anos do Congresso de História do Grande ABC

Mostra também comemora os 30 anos da criação do Consórcio Intermunicipal Grande ABC

04/09/2020

O Consórcio Intermunicipal Grande ABC lança a 1ª Exposição Virtual do Grande ABC, com com o tema “30 Anos de Arte e História”, organizada pelo Grupo Temático de História e Memória da entidade regional. A mostra celebra três décadas da criação do Congresso de História e de Estudos Regionais do Grande ABC e da fundação do órgão que representa a união das sete prefeituras da região.

A curadora da exposição é Mayra Gusman de Souza, membro do Grupo Temático História e Memória, museóloga e gerente de Documentação e Preservação Cultural no Museu de Santo André Dr. Octaviano Armando Gaiarsa.

A mostra virtual traz uma pequena parcela das obras existentes em instituições de memória e arte dos sete municípios: Casa do Olhar Luiz Sacilloto (Santo André), Museu de Santo André Dr. Octaviano Armando Gaiarsa (Santo André); Pinacoteca Municipal de São Bernardo do Campo; Pinacoteca Municipal de São Caetano do Sul – Fundação Pró-Memória; Museu de Arte Popular de Diadema; Pinacoteca de Mauá; Museu Municipal de Ribeirão Pires; e Prefeitura Municipal de Rio Grande da Serra. 

“A arte é parte da vivência humana e, como tal, é mutável e não pode ser restrita a uma perspectiva estética ou um período determinado da História da Arte. Mais que isso: é repensar a relação do artista com o meio em que vive, como o artista e sua obra contribuem para as transformações sociais e culturais de uma determinada época, principalmente, como a cidade influencia o seu pensamento e a sua criatividade”, afirmou a curadora da exposição.

Clique aqui para visitar a 1ª Exposição Virtual do Grande ABC.

Tags

GRUPO TEMÁTICO HISTÓRIA E MEMÓRIA
POR DENTRO DOS GTS