Texto Maior
Texto Maior
Texto Maior
Texto Menor
Texto Menor
Texto Normal
Texto Normal
Contraste
Contraste
Libras
Libras
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Acesso à informação
Acesso à informação
Libras
Mapa do Site

Terça-feira, 23 de abril de 2024 Telefone (11) 4435-3555

Atendimento Atendimento: De Segunda a Sexta das 8:00 às 17:00 Horas

logo
Segu
22/04
Parcialmente Nublado
Máx 28 °C
Min 17 °C
Índice UV
7.0
Terç
23/04
Parcialmente Nublado
Máx 30 °C
Min 18 °C
Índice UV
7.0
Quar
24/04
Parcialmente Nublado
Máx 30 °C
Min 20 °C
Índice UV
7.0
Quin
25/04
Parcialmente Nublado
Máx 25 °C
Min 18 °C
Índice UV
7.0

Destaques do Consórcio - Quinta-feira, 10 de Setembro de 2020

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

Prefeitos do Grande ABC enviam carta ao Congresso Nacional sobre reforma tributária

Documento foi enviado pelo Consórcio ABC aos presidentes da Câmara dos Deputados e do Senado Federal


Prefeitos do Grande ABC enviam carta ao Congresso Nacional sobre reforma tributária

Os sete prefeitos de Grande ABC enviaram nesta quinta-feira (10/9), por meio do Consórcio Intermunicipal Grande ABC, carta aos presidentes da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, e do Senado Federal, David Alcolumbre, com manifestação sobre a reforma tributária, atualmente em tramitação no Congresso Nacional. O documento é assinado pelos chefes do Executivo municipal de Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra. 

“Não apoiamos a tramitação da reforma tributária neste momento, o qual entendemos não ser apropriado para discutir uma transformação estrutural do aparato de arrecadação brasileiro, diante do atual cenário de pandemia, com a crise sanitária causada pela Covid-19, diretamente responsável por graves problemas econômicos e sociais, e ocorrências que aumentam os embates federativos”, afirma o documento.  

Os prefeitos reconhecem a necessidade de o Brasil ter uma proposta de reforma tributária única e viável, com possibilidade de concentrar os debates e interesses da União, estados e municípios. No entanto, ressaltam que as atuais propostas retiram recursos e autonomia tributária municipais, colocando em risco a prestação de serviços pelos municípios. Atualmente, estão em tramitação no Congresso Nacional as Propostas de Emenda à Constituição (PECs) 45/2019 e 110/2019 e o Projeto de Lei (PL) 3887/2020.

O documento afirma que o município é o ente federativo que recebe o menor percentual proporcional em relação aos repasses constitucionais e à repartição dos tributos. Apesar disso, tem as maiores demandas e obrigações constitucionais, como atender diretamente a população com serviços públicos, realizar audiências públicas para projeção da aplicação do orçamento e responsabilidades crescentes com educação, saúde, segurança, mobilidade e manutenção urbana. 

Os prefeitos apontam que, para os municípios, o ponto mais problemático das propostas em tramitação no Congresso Nacional é a perda de receitas nos próximos anos decorrente da extinção do Imposto Sobre Serviços (ISS), de competência exclusivamente municipal. 

“O país passa pela pior crise econômica de sua história e precisa de união, o caminho para a redução da complexidade da tributação de bens e serviços no país não precisa colocar o país em conflito interno, seja pela redistribuição de carga tributária entre setores econômicos, com prejuízo sensível ao setor de serviços, aquele que mais emprega no país, seja pela redistribuição entre o produto da arrecadação desses impostos, de municípios para estados”, afirma o documento. 

A carta dos prefeitos apoia a emenda substitutiva global 144 à PEC 110, denominada Simplifica Já, como “uma proposta de reforma tributária simples e imediata, pois contribui para a retomada rápida e segura do crescimento econômico, que se vale dos mesmos princípios propostos pelas PECs em discussão no Congresso Nacional, mas sem os riscos desnecessários que estas trazem, sem a perda de autonomia dos municípios e sem o aumento de carga tributária para os contribuintes”. 

O Simplifica Já adota os princípios consensuais de aperfeiçoamento do sistema tributário nacional defendidos na PEC 45 e na PEC 110, mas sem apresentar profundos efeitos redistributivos em toda a sociedade e sem aumentar a carga tributária. A emenda tem o apoio de entidades municipalistas de âmbito nacional para que o ISS seja não só mantido, mas também aprimorado e cobrado preponderantemente no destino, o que gerará ganhos arrecadatórios para todos os municípios. 

“Isto posto, ressaltamos que não apoiamos as atuais propostas de reforma tributária em tramitação no Congresso Nacional e subscrevemo-nos na certeza de que o encaminhamento a ser conferido pelas instituições proporcionará a verdadeira simplificação do sistema tributário, sem embargo de preservar a necessária manutenção da competência tributária municipal”, afirmam os prefeitos do documento. 

Clique aqui para ler a carta dos prefeitos do Grande ABC.

FacebookTwitterWhatsAppImprimir

337 Visualizações

Voltar para a listagem de notícias

CALENDÁRIO DE EVENTOS

ACOMPANHE-NOS

HORÁRIO DE ATENDIMENTO:

De Segunda a Sexta das 8:00 às 17:00 Horas

SIGA NAS REDES SOCIAIS

FacebookInstagramTwitterYouTubeLinkedIn

CONTATO

Av. Ramiro Colleoni, 5
Centro
Santo André - SP
CEP: 09040-160
Telefone: (11) 4435-3555
E-mail: contato@consorcioabc.sp.gov.br

Ver Localização

Versão do sistema: 2.0.0 - 19/04/2024

Portal atualizado em: 22/04/2024 16:20:22

Consórcio Intermunicipal Grande ABC - SP.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Política de Cookies e Políticas de Privacidade.