Notícias

Consórcio ABC reúne especialistas para debater 30 anos do SUS

Com participação do secretário estadual da Saúde, videoconferência vai abordar importância do sistema que garantiu o direito à saúde universal e gratuita

15/09/2020

Criado em 1988 pela Constituição Federal Brasileira, o Sistema Único de Saúde (SUS) é considerado um dos maiores e mais complexos sistemas de saúde do mundo e, atualmente, elemento central no enfrentamento do novo coronavírus no Brasil. Em 1990, o Congresso Nacional aprovou a Lei Orgânica da Saúde (Lei 8.080), que detalhou o funcionamento do sistema e garantiu o direito à saúde universal e gratuita para a população.

Como parte do calendário de ações em referência à data na região, o Consórcio Intermunicipal Grande ABC promove nesta sexta-feira (18/9), por videoconferência, a partir das 14h, o evento “A trajetória de construção do SUS ao longo de 30 anos e sua importância no enfrentamento da pandemia da Covid-19”.

Participam da abertura do encontro o presidente do Consórcio ABC e prefeito de Rio Grande da Serra, Gabriel Maranhão, e o secretário-executivo da entidade regional, Edgard Brandão.

Em seguida, com mediação da médica sanitarista Aparecida Linhares Pimenta, o encontro terá como debatedores o secretário estadual da Saúde, Jean Gorinchteyn; o ex-titular da pasta David Uip, reitor da Faculdade de Medicina do ABC (FMABC). 

Também participam do debate Lenir Santos, presidente do Instituto de Direito Sanitário Aplicado (Idisa); Nelson Rodrigues dos Santos, conselheiro do Idisa; e Ênio Servilha Duarte, ex-presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems-SP).

O coordenador do Grupo de Trabalho (GT) Saúde do Consórcio ABC e secretário da pasta em São Bernardo do Campo, Geraldo Reple Sobrinho, destacou a oportunidade de reunir,  em um único evento, um grupo de debatedores com larga experiência em saúde pública.

“Reunimos um time de especialistas que são parte desses 30 anos de história do Sistema Único de Saúde. Este é um momento propício para debatermos o assunto, pois a pandemia comprovou a importância da abrangência do SUS para o atendimento da população”, afirmou Reple.

A participação é gratuita poderá ser realizada pelo computador, acessando diretamente o link pelos navegadores Google Chrome, Mozilla Firefox ou Edge; e também pelo celular, sendo necessário previamente baixar o aplicativo Hangouts Meet pelo Google Play ou iTunes Store.

Tags

GT SAÚDE
POR DENTRO DOS GTS