Sexta-feira, 19 de abril de 2024 Telefone (11) 4435-3555

Destaques do Consórcio - Quinta-feira, 17 de Setembro de 2020

Técnicos da Vigilância Sanitária do Grande ABC iniciam projeto de fiscalização contra Covid-19

Iniciativa proposta pela Secretaria Estadual da Saúde é desenvolvida pelos sete municípios com apoio do Consórcio ABC

Técnicos da Vigilância Sanitária dos sete municípios iniciam nesta sexta-feira (18/9) uma série de ações regionais para o cumprimento das medidas sanitárias contra o novo coronavírus, em função do Plano São Paulo e conforme recomendações das autoridades de Saúde. A iniciativa de fiscalização é uma proposta da Secretaria Estadual da Saúde desenvolvida prefeituras da região com apoio do Consórcio Intermunicipal Grande ABC.

O objetivo das inspeções é verificar o cumprimento de medidas como o uso obrigatório da máscara e importância de manter o distanciamento social e evitar aglomerações. As fiscalizações serão realizadas em duplas, que contarão com pelo menos um agente sanitário. As ações têm apoio da Secretaria Estadual de Segurança Pública, principalmente na abordagem de transeuntes.

A princípio, os técnicos farão abordagem de orientação. As multas serão aplicadas somente em situações extremas para transeuntes e estabelecimentos que descumprirem as medidas sanitárias.

Os sete municípios elaboraram planos de fiscalização, considerando características como número de habitantes e de estabelecimentos comerciais, e participaram de treinamentos com coordenação de Sônia Oliveira Barbosa Muraro, diretora do Grupo de Vigilância Sanitária da Região do Grande ABC (GVS VII), e apoio do Consórcio ABC.

“Nossa região já tem experiência com ações municipalizadas de fiscalização com agentes sanitários, sendo um exemplo para outras regiões do Estado em que isso não ocorre. Graças a esse histórico, podemos desenvolver uma campanha maciça e intensiva para trabalhar a orientação sobre a importância do uso de máscaras e de evitar aglomerações”, afirmou Sônia.

A interlocução entre o Consórcio ABC e a Vigilância Sanitária do Estado por realizada pelo coordenador do Grupo de Trabalho (GT) Saúde da entidade regional e secretário da pasta em São Bernardo do Campo, Geraldo Reple Sobrinho.

O secretário-executivo do Consórcio ABC, Edgard Brandão, destacou a importância da iniciativa regional. “O Grande ABC está colocando em prática mais uma ação pioneira em benefício da nossa população, graças à experiência das equipes técnicas da área da Saúde em campanhas permanentes de orientação e fiscalização. A população precisa se conscientizar que o uso de máscaras de proteção facial é uma medida fundamental de proteção para evitar a infecção do novo coronavírus”, disse Brandão.

Para viabilizar a iniciativa, o Governo do Estado disponibilizou um manual de orientações para os técnicos, além de materiais informativos que serão distribuídos à população. A ações de fiscalização no Grande ABC serão realizadas por 62 técnicos. Os estabelecimentos comerciais podem encontrar informações sobre materiais que terão de fixar para orientar os clientes sobre as medidas sanitárias, como o uso obrigatório das máscaras, no link www.saopaulo.sp.gov.br/coronavirus/mascaras.

Versão do sistema: 2.0.0 - 19/04/2024

Portal atualizado em: 19/04/2024 14:40:36