Texto Maior
Texto Maior
Texto Maior
Texto Menor
Texto Menor
Texto Normal
Texto Normal
Contraste
Contraste
Libras
Libras
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Acesso à informação
Acesso à informação
Libras
Mapa do Site

Sábado, 20 de abril de 2024 Telefone (11) 4435-3555

Atendimento Atendimento: De Segunda a Sexta das 8:00 às 17:00 Horas

logo
Sáb
20/04
Parcialmente Nublado
Máx 24 °C
Min 14 °C
Índice UV
8.0
Domi
21/04
Parcialmente Nublado
Máx 27 °C
Min 15 °C
Índice UV
8.0
Segu
22/04
Parcialmente Nublado
Máx 28 °C
Min 17 °C
Índice UV
8.0
Terç
23/04
Parcialmente Nublado
Máx 29 °C
Min 19 °C
Índice UV
8.0

Destaques do Consórcio - Sexta-feira, 18 de Setembro de 2020

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

Consórcio ABC debate importância do SUS para universalização do acesso à saúde no Brasil

Entidade regional reuniu secretário estadual da Saúde e especialistas para discutir os 30 anos da Lei Orgânica da Saúde


Consórcio ABC debate importância do SUS para universalização do acesso à saúde no Brasil

O Consórcio Intermunicipal Grande ABC reuniu, nesta sexta-feira (18/9), um grupo de especialistas em saúde pública para debater os 30 anos da aprovação da Lei Orgânica da Saúde (Lei 8.080), que detalhou o funcionamento do Sistema Único de Saúde (SUS) e garantiu o direito à saúde universal e gratuita para a população.

O evento foi organizado pelo Grupo de Trabalho (GT) Saúde da entidade regional e realizado por meio de videoconferência, reunindo aproximadamente 200 pessoas, incluindo representantes de outros estados.

A importância do SUS para o enfrentamento da pandemia da Covid-19 foi um dos destaques do encontro. Entre os debatedores, o secretário estadual da Saúde, Jean Gorinchteyn, ressaltou que o papel do SUS ficou evidente durante o combate ao novo coronavírus.

“Ter uma estrutura tão matriarcal, que atende a todos indistintamente, foi um diferencial. Ao longo dos anos, o SUS deixou de ser lembrado e receber recursos. Agora ficou muito claro que ele teria de ser acolhido”, afirmou Gorinchteyn.
Ex-secretário estadual da Saúde e atual reitor da Faculdade de Medicina do ABC (FMABC), David Uip, destacou a importância do financiamento para a manutenção do sistema e classificou a questão como um dos maiores desafios da história contemporânea.

“Hoje, alguns municípios colocam 50% dos seus orçamentos na saúde pública. O que era responsabilidade federal foi terceirizado para estados e municípios”, disse Uip.

O médico infectologista afirmou ainda que houve um grande investimento em saúde pública neste ano no país, mas são necessários aportes contínuos para manutenção da infraestrutura e para a qualificação dos profissionais da saúde.

Ex-presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems-SP), Ênio Servilha Duarte, abordou o histórico da implementação do SUS e defendeu a regionalização como forma de apoiar o desenvolvimento da saúde pública nos municípios.

A presidente do Instituto de Direito Sanitário Aplicado (Idisa), Lenir Santos, ressaltou que o SUS ganhou uma visibilidade na pandemia que até então não havia recebido. Além disso, classificou a Lei Orgânica da Saúde como potente e vigorosa, pois garante o acesso universal à saúde, assim como atendimento integral e igualitário.

Nelson Rodrigues dos Santos, conselheiro do Idisa, classificou o SUS como um modelo consolidado e a concretização de um movimento de reforma sanitária. Como ameaças ao sistema, apontou o subfinanciamento e o desinvestimento federais e as subvenções federais às empresas privadas de planos e seguros de saúde.

O coordenador do GT Saúde do Consórcio ABC e secretário da pasta em São Bernardo do Campo, Geraldo Reple Sobrinho, considerou o encontro como histórico.  

“O SUS é muito forte. E é forte porque somos unidos Reunimos pessoas com pensamos políticos completamente diferentes, mas estamos estamos todos imbuídos de uma só, que é a Saúde e o SUS”, afirmou Reple.

O debate foi moderado pela sanitarista Aparecida Linhares Pimenta e contou com participação do vice-presidente do Consórcio ABC e prefeito de Diadema, Lauro Michels, e do secretário-executivo da entidade regional, Edgard Brandão.

FacebookTwitterWhatsAppImprimir

373 Visualizações

Voltar para a listagem de notícias

CALENDÁRIO DE EVENTOS

ACOMPANHE-NOS

HORÁRIO DE ATENDIMENTO:

De Segunda a Sexta das 8:00 às 17:00 Horas

SIGA NAS REDES SOCIAIS

FacebookInstagramTwitterYouTubeLinkedIn

CONTATO

Av. Ramiro Colleoni, 5
Centro
Santo André - SP
CEP: 09040-160
Telefone: (11) 4435-3555
E-mail: contato@consorcioabc.sp.gov.br

Ver Localização

Versão do sistema: 2.0.0 - 19/04/2024

Portal atualizado em: 19/04/2024 14:40:36

Consórcio Intermunicipal Grande ABC - SP.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Política de Cookies e Políticas de Privacidade.