Texto Maior
Texto Maior
Texto Maior
Texto Menor
Texto Menor
Texto Normal
Texto Normal
Contraste
Contraste
Libras
Libras
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Acesso à informação
Acesso à informação
Libras
Mapa do Site

Quinta-feira, 25 de abril de 2024 Telefone (11) 4435-3555

Atendimento Atendimento: De Segunda a Sexta das 8:00 às 17:00 Horas

logo
Quar
24/04
Parcialmente Nublado
Máx 31 °C
Min 20 °C
Índice UV
7.0
Quin
25/04
Chuvas Isoladas
Máx 24 °C
Min 20 °C
Índice UV
7.0
Sext
26/04
Parcialmente Nublado
Máx 28 °C
Min 17 °C
Índice UV
7.0
Sáb
27/04
Parcialmente Nublado
Máx 31 °C
Min 21 °C
Índice UV
7.0

Destaques do Consórcio - Quarta-feira, 23 de Setembro de 2020

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

Consórcio ABC e Governo do Estado firmam convênio para reforçar combate ao racismo na região

Instrumento possibilita capacitação para orientação e recebimento de denúncias referentes à população negra


Consórcio ABC e Governo do Estado firmam convênio para reforçar combate ao racismo na região

O Consórcio Intermunicipal Grande ABC firmou nesta quarta-feira (23/9) um convênio com a Secretaria Estadual da Justiça e Cidadania, por meio da Coordenação de Políticas para a População Negra e Indígena, para descentralizar o recebimento de denúncias referentes à população negra.
 
O documento, assinado durante cerimônia na sede da secretaria estadual, no centro de São Paulo, reforça as políticas públicas de enfrentamento ao racismo nas sete cidades. 
 
A iniciativa vai possibilitar o treinamento e a capacitação de agentes designados pelo colegiado de prefeitos para orientação e recebimento de denúncias. O convênio prevê ainda a realização de sessões de mediação de conflitos na sede da entidade regional.
 
Participaram do evento o secretário estadual da Justiça e Cidadania, Paulo Dimas Mascaretti; o presidente do Consórcio ABC e prefeito de Rio Grande da Serra, Gabriel Maranhão; e o coordenadora estadual de Políticas para a População Negra e Indígena, Regina Laura de Morais.
 
A parceria prevê que as sete cidades acolham denúncias com base na Lei Estadual 14.187/2010, que trata da punição administrativa à discriminação étncico-racial, e posteriormente as encaminhem para a secretaria estadual.
 
O convênio estabelece que a secretaria estadual será responsável pela realização de eventos para treinamento e capacitação sobre temas gerais e específicos vinculados diretamente à discriminação étnico-racial e direitos humanos, para orientação e recebimento de denúncias.
 
Em relação ao Consórcio ABC, a entidade regional vai indicar os agentes que serão capacitados, disponibilizar estrutura adequada para recebimento das denúncias e para eventos relacionados ao convênio e manter diálogo permanente com as instâncias que trabalhem na promoção de Políticas Públicas Afirmativas e Promoção da Igualdade Racial.
 
O secretário estadual da Justiça e Cidadania classificou o convênio como importantíssimo para o objetivo do Governo do Estado de difundir uma cultura de paz de respeito entre as pessoas. “Queremos mostrar que a sociedade não aceita o racismo”, afirmou Paulo Dimas.
 
O presidente do Consórcio ABC agradeceu a parceria com governo estadual. “Esta é uma ferramenta importante para combater uma atitude inaceitável. Mais uma vez, o Grande ABC é pioneiro em políticas públicas para combater a discrimação”, ressaltou Maranhão. 
 
Em agosto, o Consórcio ABC firmou outro convênio com a Secretaria Estadual da Justiça e Cidadania, voltado para a descentralização do recebimento de denúncias referentes à população LGBT e pessoas que convivem com HIV ou Aids. A iniciativa está na fase de indicações dos servidores que deverão ser capacitados.

FacebookTwitterWhatsAppImprimir

340 Visualizações

Voltar para a listagem de notícias

CALENDÁRIO DE EVENTOS

ACOMPANHE-NOS

HORÁRIO DE ATENDIMENTO:

De Segunda a Sexta das 8:00 às 17:00 Horas

SIGA NAS REDES SOCIAIS

FacebookInstagramTwitterYouTubeLinkedIn

CONTATO

Av. Ramiro Colleoni, 5
Centro
Santo André - SP
CEP: 09040-160
Telefone: (11) 4435-3555
E-mail: contato@consorcioabc.sp.gov.br

Ver Localização

Versão do sistema: 2.0.0 - 19/04/2024

Portal atualizado em: 24/04/2024 12:23:14

Consórcio Intermunicipal Grande ABC - SP.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Política de Cookies e Políticas de Privacidade.