Notícias

Consórcio ABC apresenta projeto do Centro de Controle Regional em reunião conjunta de Mobilidade Urbana

Encontro dos fóruns paulista e nacional de secretários e dirigentes do setor terminou nesta quarta-feira (30/9)

30/09/2020

O evento conjunto da 75ª Reunião do Fórum Paulista e da 97ª Reunião do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Públicos de Mobilidade Urbana, reuniu nesta quarta-feira (30/9), por meio de videoconferência, mais de 120 participantes, incluindo representantes de vários estados brasileiros. Iniciado na terça-feira, o encontro teve o Consórcio Intermunicipal Grande ABC como anfitrião.

Participaram da abertura do evento os presidentes do Fórum Nacional, Rodrigo Tortoriello, e do Fórum Paulista, Atílio Pereira. A mediação do encontro foi realizada por Paulo Roberto Guimarães, secretário de Mobilidade Urbana de São José dos Campos.

Em seguida, o Consórcio ABC apresentou o projeto do Centro de Controle Regional de Mobilidade Urbana do Grande ABC, desenvolvido pela entidade regional. A iniciativa foi detalhada pelo secretário-executivo do Consórcio ABC, Edgard Brandão, e por Antonio Carlos Junqueira, representante da empresa contratada para elaboração do projeto.

“Somos uma região com 2,8 milhões de habitantes, com sete cidades muito interligadas e praticamente sem divisas. Por isso, o Centro de Controle é muito importante e, como já está com seu projeto concluído, não é mais um sonho“, afirmou Brandão.

A coordenadora do Grupo de Trabalho (GT) Mobilidade Urbana do Consórcio ABC, Andrea Brisida, explicou que, finalizado o projeto, o objetivo da entidade regional é buscar recursos para sua implementação, inclusive no exterior. 

Entre os demais palestrantes do dia, o diretor-presidente do Detran-SP, Ernesto Mascellani Neto, falou sobre as principais ações desenvolvidas em conjunto com o Poupatempo e ressaltou os benefícios da articulação com as prefeituras.

“A aproximação com os municípios é muito importante, por isso estamos abertos para ouvir as necessidades de todos. Tenham o Detran como um grande parceiro que tem como objetivo proporcionar melhores serviços para os cidadãos”, afirmou Mascellani.

Dulce Lutfalla, conselheira do  Conselho Estadual de Trânsito de São Paulo (Cetran-SP), abordou a revisão do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) por meio do Projeto de Lei (PL) 3267/2019, que aguarda sanção presidencial.
O encontro também contou com a apresentação da iniciativa Bloomberg para Segurança Global no Trânsito, realizada por Hannah Arcuschin Machado, coordenadora de Desenho Urbano e Mobilidade pela Vital Strategies, e Paula dos Santos, gerente de Mobilidade Ativa da WRI.

Participaram ainda do encontro o diretor de Mobilidade da Digicon, Hélgio Trindade Filho; o diretor de Tecnologia da Associação Brasileira das Empresas de Engenharia de Trânsito (Abeetrans), Newman Marques; o diretor da Estapar,  Adélcio Antonini; Antônio Carlos Munhoz, especialista em Acessibilidade; Renato Campestrini, especialista em Trânsito; e Célio Freitas Bouzada, presidente da Empresa de Transporte e Trânsito de Belo Horizonte (BHTrans); o assessor especial do secretário estadual de Logística e Transporte, Luiz Alberto Fioravante; e o vice-presidente do Fórum Paulista, Jorge Akira Kobayaski.

Tags

GT MOBILIDADE
POR DENTRO DOS GTS