.
Acessibilidade
.
.
.
.
.
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
.
.
.
Notícias por Categoria
Entidade regional divulga materiais e vídeos informativos em suas redes sociais para e apoiar iniciativa internacional Novembro Azul
A Campanha Novembro Azul, movimento internacional dedicado à prevenção e conscientização do câncer de próstata, surgiu em 1999 na Austrália, a fim de chamar atenção para a saúde masculina. A partir de então, anualmente, sempre neste mês, são promovidas ações para incentivar a realização de exames preventivos para detectar precocemente a doença, que é o segundo tipo mais comum de tumor entre homens.
Em apoio à iniciativa, o Consórcio Intermunicipal Grande ABC promove uma campanha digital, por conta da pandemia da Covid-19, com a divulgação de materiais e vídeos informativos sobre a temática em suas redes sociais. Embora seja uma doença que atinge cerca 65 mil brasileiros por ano, de acordo com dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca), por medo ou por desconhecimento, muitos homens preferem não conversar sobre esse assunto e demoram para procurarem atendimento médico.
A doença é responsável por 13,6 mortes para cada 100 mil homens. Um dos fatores que mais prejudica um diagnóstico precoce da doença ainda é o tabu relacionado aos exames necessários ao tipo de tratamento. Por conta disso, a ação digital da entidade regional traz em um dos seus produtos gráficos a frase “Não deixe que o machismo, preconceitos, censuras ou superstições escolham por você. Cuidar da saúde é direito de todos!”.
O presidente do Consórcio ABC e prefeito de Rio Grande da Serra, Gabriel Maranhão, ressaltou que o diagnóstico precoce do câncer de próstata traz maior chances de cura, por isso é muito importante a realização de exames preventivos.
“É fundamental combater o preconceito com o exame clínico da próstata, que faz com que muitos homens deixem de realizá-lo e perderem a oportunidade de identificar logo a doença e realizar o tratamento. O objetivo do Novembro Azul é destacar a importância da realização dos exames preventivos do homem”, afirmou Maranhão.