Texto Maior
Texto Maior
Texto Maior
Texto Menor
Texto Menor
Texto Normal
Texto Normal
Contraste
Contraste
Libras
Libras
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Acesso à informação
Acesso à informação
Libras
Mapa do Site

Segunda-feira, 06 de maio de 2024 Telefone (11) 4435-3555

Atendimento Atendimento: De Segunda a Sexta das 8:00 às 17:00 Horas

logo
Terç
30/04
Parcialmente Nublado
Máx 31 °C
Min 20 °C
Índice UV
7.0
Quar
01/05
Parcialmente Nublado
Máx 31 °C
Min 21 °C
Índice UV
7.0
Quin
02/05
Parcialmente Nublado
Máx 31 °C
Min 22 °C
Índice UV
7.0
Sext
03/05
Parcialmente Nublado
Máx 32 °C
Min 21 °C
Índice UV
7.0

Procon Consórcio ABC - Quarta-feira, 22 de Abril de 2020

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

Golpe realizado por entregador: empresa falha na informação e transfere responsabilidade para consumidor

Golpe realizado por entregador: empresa falha na informação e transfere responsabilidade para consumidor


Golpe realizado por entregador: empresa falha na informação e transfere responsabilidade para consumidor

A IFOOD.COM AGÊNCIA DE RESTAURANTES ONLINE S/A respondeu notificação enviada pelo @proconsp, solicitando esclarecimentos sobre providências adotadas após denúncia de golpe praticado por entregadores na entrega do pedido.

 

A empresa informou ter identificado 28 casos envolvendo possíveis fraudes e, para sanar o problema, optou por desativar os pagamentos off line (dinheiro e máquina de cartão) para os restaurantes que contrataram modelo “full service” na cidade de São Paulo, local onde há maior concentração de pessoas identificadas com o vírus, disponibilizando a entrega sem contato. A divulgação, segundo a empresa, se deu por meio de vídeo explicativo institucional, bem como durante a exibição do programa “Big Brother Brasil”.

 

Informou ainda que a atividade exercida pelo IFOOD se enquadra em um novo mercado denominado "Online-to-Offline", mais conhecido como O2O, “economia do compartilhamento”, utilizada para descrever plataformas de software que conectam compradores e vendedores, locadores com locatários, ou, no caso do IFOOD, fornecedores de serviços ou produtos aos consumidores.

 

Sobre as providências adotadas perante o parceiro, quando da ocorrência de denúncias dessa natureza, informou que prestou pronto atendimento a todos aqueles que relataram as situações ocorridas. No entanto, considerando que o pagamento do pedido realizado foi efetuado através do próprio aplicativo (pagamento on line), sem que envolvesse qualquer necessidade de pagamento complementar no momento da entrega, os usuários foram orientados a procurarem às instituições financeiras e administradoras de seus cartões, bem como as autoridades policiais competentes, para reportar o ocorrido.

 

Segundo o IFOOD, a partir dessa semana, inserirá disclaimer em forma de pop up no aplicativo de modo a mais uma vez alertar os usuários para o fato de que, ao optarem pela modalidade de pagamento on line, não serão cobradas quaisquer taxas adicionais no momento da entrega, bem como para o fato de que, caso optem pelo pagamento off line, apenas insiram a senha após verificar o valor no visor da máquina de pagamento e, caso ocorra qualquer erro na cobrança, verifiquem se o valor foi debitado antes de realizar nova transação.

 

A empresa esclareceu que ao receber relatos como esse, realiza uma apuração interna e, comprovada alguma conduta irregular do usuário, desativa seu cadastro imediatamente.

 

Para o @proconsp, mesmo que a empresa alegue que os entregadores são profissionais independentes que prestam o serviço de entrega sem qualquer vínculo jurídico-trabalhista, com base no Artigo 34 do Código de Defesa do Consumidor - CDC  o IFOOD é responsável pelos atos de seus parceiros comerciais: “O fornecedor do produto ou serviço é solidariamente responsável pelos atos de seus prepostos ou representantes autônomos”.

 

Como não comprovou que a informação de que a modalidade de compra não comportaria cobrança de valores adicionais foi passada de forma adequada ao usuário, a empresa não pode repassar a culpa pelo ocorrido para o consumidor e nem imputar a ele as providências de estorno dos valores junto aos meios de pagamento e denúncia junto às autoridades policiais.

 

Quanto as providências, somente após ser provocada pela notificação do @proconsp a empresa informou que providenciará “disclamer” para esclarecer o consumidor da falta de necessidade de pagamentos adicionais.

 

A conduta da operadora será encaminhada para a equipe de fiscalização para apuração de eventuais irregularidades e a possibilidade de imposição das sanções previstas no Código de Proteção e Defesa do Consumidor.

 

 

 

Fundação Procon-SP

Assessoria de Comunicação

(11) 3824-7277 / 7276 / 7168 / 6967 / 7279

e-mail: imprensa@procon.sp.gov.br

FacebookTwitterWhatsAppImprimir

337 Visualizações

Voltar para a listagem de notícias

CALENDÁRIO DE EVENTOS

ACOMPANHE-NOS

HORÁRIO DE ATENDIMENTO:

De Segunda a Sexta das 8:00 às 17:00 Horas

SIGA NAS REDES SOCIAIS

FacebookInstagramTwitterYouTubeLinkedIn

CONTATO

Av. Ramiro Colleoni, 5
Centro
Santo André - SP
CEP: 09040-160
Telefone: (11) 4435-3555
E-mail: contato@consorcioabc.sp.gov.br

Ver Localização

Versão do sistema: 2.0.0 - 03/05/2024

Portal atualizado em: 03/05/2024 15:40:03

Consórcio Intermunicipal Grande ABC - SP.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Política de Cookies e Políticas de Privacidade.