Segunda-feira, 06 de maio de 2024 Telefone (11) 4435-3555

Procon Consórcio ABC - Segunda-feira, 27 de Abril de 2020

Procon-SP fiscaliza dois mil estabelecimentos

Equipes visitaram cerca de 152 cidades em todo o estado de São Paulo;  prática de aumento injustificado de preços está sendo combatida desde  16 de março

O @proconsp fiscalizou 2.054 estabelecimentos no estado de São Paulo de 16 de março a 24 de abril; as equipes visitaram farmácias, supermercados, hipermercados, entre outros estabelecimentos para verificar e combater o aumento injustificado de preços neste momento de pandemia pelo qual passa a sociedade.

Foram notificados 1.774 locais – 86% do total – a apresentarem notas fiscais de venda ao consumidor final e de compra junto aos seus fornecedores de álcool em gel e máscaras, no período de janeiro a março, para comparação e assim verificação de eventual aumento abusivo sem justa causa.

"O preço do botijão de gás, que antes estava disparado, agora está R$ 70,00, como determinou o governo de São Paulo e o @proconsp, o valor do álcool em gel também está sendo normalizado; mas há alimentos da cesta básica, como arroz, feijão e leite, que tiveram uma elevação injustificada nos seus valores. Por isso, o nosso trabalho irá continuar. A fiscalização e aplicação de multas são essenciais para garantir a diminuição nos preços de itens indispensáveis à população que está sofrendo com a pandemia e com a perda de seu poder aquisitivo", assegura Fernando Capez, secretário de Defesa do Consumidor.

Os fiscais percorreram 152 cidades do estado de São Paulo:  Aguaí, Agudos, Álvares Machado, Américo Brasiliense, Andradina, Angatuba, Araçatuba, Araçoiba da Serra, Araraquara, Areiópolis, Assis, Atibaia, Avaré, Barra Bonita, Barretos, Barueri, Bastos, Bauru, Bebedouro, Bertioga, Birigui, Boituva, Boracéia, Botucatu, Bragança Paulista, Cabreúva, Cajamar, Campinas, Cândido Mota, Cardoso, Casa Branca, Catanduva, Cerqueira César, Cubatão, Descalvado, Diadema, Dracena, Duartina, Fernandópolis, Ferraz de Vasconcelos, Franca, Franco da Rocha, Garça, Guaíra, Guapiaçu, Guará, Guararema, Guaratinguetá, Guarujá, Guarulhos, Hortolândia, Ibitinga, Igaraçu do Tietê, Igarapava, Ilha Solteira, Ilhabela, Indiana, Iperó, Itaí, Itanhaém, Itapetininga, Itápolis, Itu, Itupeva, Jaboticabal, Jacareí, Jales, Jaú, Jundiaí, Lavínia, Lençóis Paulista, Lorena, Lutécia, Mairinque, Maracaí, Marília, Mauá, Mococa, Mogi Guaçu, Mongaguá, Monte Azul Paulista, Olímpia, Ourinhos, Palestina, Panorama, Paraguaçu Paulista, Parisi, Paulínia, Paulo de Faria, Pederneiras, Peruíbe, Piedade, Pilar do Sul, Pindamonhangaba, Pindorama, Piraju, Pirangi, Pirassununga, Poloni, Porto Feliz, Porto Ferreira, Potim, Pradópolis, Pratânia, Presidente Bernardes, Presidente Epitácio, Presidente Prudente, Ribeirão Pires, Ribeirão Preto, Rincão, Rio Grande da Serra, Riolândia, Riversul, Rosana, Rubinéia, Salto, Salto de Pirapora, Santa Albertina, Santa Cruz do Rio Pardo, Santa Fé do Sul, Santa Isabel, Santana do Parnaíba, Santo André, Santos, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, São João da Boa Vista, São José do Rio Pardo, São José do Rio Preto, São Manuel, São Paulo, São Roque, Sarapuí, Serrama, Sertãozinho, Severínia, Sumaré, Tanaí, Tatuí, Taubaté, Terra Roxa, Tupã, Ubatuba, Valinhos, Valparaíso, Vargem Grande do Sul, Viradouro, Votorantim, Votuporanga.

*Denúncias

As denúncias de aumentos injustificado continuam a chegar aos canais de atendimento do @proconsp, já são 3.983 relatos, sendo 56% (2.215) referentes preços abusivos de álcool em gel e outros itens. A colaboração do consumidor denunciando as práticas de fornecedores que agem em desacordo com a lei é fundamental para auxiliar no enfrentamento destas práticas.

O consumidor que se deparar com algum valor de produtos ou serviços relacionados ao coronavírus que considere abusivo, pode recorrer ao @proconsp. Considerando a orientação de manter o isolamento e evitar sair de casa, o @proconsp disponibiliza canais de atendimentos à distância para receber denúncias, intermediar conflitos e orientar os consumidores: via internet (www.procon.sp.gov.br), aplicativo – disponível para android e iOS – ou via redes sociais, marcando @proconsp, indicando o endereço ou site do estabelecimento.

Procon-SP

Versão do sistema: 2.0.0 - 03/05/2024