Quinta-feira, 02 de maio de 2024 Telefone (11) 4435-3555

Procon Consórcio ABC - Sexta-feira, 08 de Maio de 2020

Covid-19 e Problemas de consumo *Já são mais de 14 mil atendimentos a consumidores que tiveram problemas em função da pandemia*

A Secretaria Extraordinária de Defesa do Consumidor - @proconsp já recebeu mais de 14 mil demandas de consumidores que tiveram problemas em decorrência dos desdobramentos da covid-19. De março a maio, foram registradas seis mil reclamações e oito mil pedidos de orientação, dúvidas e denúncias.

Das seis mil reclamações de consumo, 52% são contra agências de viagens (3.127 casos), 26% contra companhias aéreas (1.538), 11% por problemas com farmácias/lojas e mercados (670) e 7% com instituições financeiras (434); os demais consumidores queixaram-se de problemas com ingressos e eventos (2%) e de programas de fidelidade e cruzeiros (1% cada).

*Fiscalizações no estado

Além da atuação para intermediar os casos de problemas individuais dos consumidores, o @proconsp tem atuado para combater a prática de fornecedores que agem em desacordo com o que determina o Código de Defesa do Consumidor.

Equipes de fiscalização visitaram 2.841 farmácias, supermercados, hipermercados, entre outros estabelecimentos no Estado de São Paulo e destes, 89% (2.522) foram notificadas a apresentarem notas fiscais de venda ao consumidor final e de compra junto aos seus fornecedores de álcool em gel e máscaras, no período de janeiro a março, para verificação de eventual aumento abusivo e sem justa causa.

O aumento injustificado de preços está em desacordo com o Código de Defesa do Consumidor e os fornecedores que estiverem incorrendo nesta prática serão multados.

A população do Estado de São Paulo pode relatar o problema por meio das redes sociais do @proconsp; a colaboração do consumidor apontando os estabelecimentos que estão se aproveitando deste momento  para obter lucros é importante para ajudar neste trabalho.

Somente via redes sociais, já foram registradas mais de duas mil e quinhentas denúncias de locais que praticam preços abusivos de álcool em gel e outros itens.

*Como denunciar e reclamar

O @proconsp disponibiliza canais de atendimentos à distância para receber denúncias, intermediar conflitos e orientar os consumidores: via internet (www.procon.sp.gov.br), aplicativo – disponível para android e iOS – ou via redes sociais, marcando @proconsp, indicando o endereço ou site do estabelecimento.

Fundação Procon-SP

Versão do sistema: 2.0.0 - 26/04/2024