Texto Maior
Texto Maior
Texto Maior
Texto Menor
Texto Menor
Texto Normal
Texto Normal
Contraste
Contraste
Libras
Libras
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Acesso à informação
Acesso à informação
Libras
Mapa do Site

Quinta-feira, 25 de abril de 2024 Telefone (11) 4435-3555

Atendimento Atendimento: De Segunda a Sexta das 8:00 às 17:00 Horas

logo
Quin
25/04
Chuva
Máx 26 °C
Min 21 °C
Índice UV
7.0
Sext
26/04
Parcialmente Nublado
Máx 28 °C
Min 19 °C
Índice UV
7.0
Sáb
27/04
Parcialmente Nublado
Máx 31 °C
Min 21 °C
Índice UV
7.0
Domi
28/04
Parcialmente Nublado
Máx 31 °C
Min 22 °C
Índice UV
7.0

Procon Consórcio ABC - Terça-feira, 12 de Maio de 2020

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

Ensino Superior Nota Técnica do @proconsp recebe apoio do setor

Ensino Superior Nota Técnica do @proconsp recebe apoio do setor


Ensino Superior Nota Técnica do @proconsp recebe apoio do setor

O sindicato que representa instituições de ensino superior, SEMESP, manifestou seu apoio às diretrizes da Secretaria Extraordinária de Defesa do Consumidor - @proconsp para negociações entre alunos e instituições de ensino superior. As diretrizes foram estabelecidas diante da crescente demanda dos consumidores no Estado de São Paulo que enfrentam dificuldades de negociar o valor das mensalidades com as instituições privadas que prestam serviços educacionais no ensino superior.

 

Em reunião que ocorreu na tarde desta terça-feira (11/5), 223 representantes de instituições de ensino de 100% das mantenedoras do estado manifestaram apoio a Nota Técnica elaborada pelo @proconsp.

 

"Estamos enfrentando um momento excepcional em que todas as relações de consumo foram afetadas ao mesmo tempo. É preciso dialogar com serenidade e equilíbrio para minimizarmos os impactos desta crise”, ressalta o secretário de defesa do consumidor Fernando Capez.

 

A boa-fé bilateral e a transparência são condições necessárias para a negociação entre as partes, devendo as instituições considerar a vulnerabilidade do consumidor.

 

O @proconsp irá instaurar processo administrativo para apuração de prática abusiva contra as instituições de ensino superior que não atenderem às diretrizes estabelecidas na Nota Técnica,

 

Dentre as diretrizes fica estabelecido:

 

- deverá ser disponibilizado, no mínimo, um canal de atendimento ao consumidor para tratar das questões financeiras; esse canal deve ser comunicado a todos os consumidores da instituição, através de qualquer meio tecnológico possível.

 

- as demandas dos consumidores deverão ser atendidas com rapidez, assim como a análise de situações de inadimplência, devendo a instituição negociar alternativas para o pagamento das mensalidades.

 

- não poderá haver recusa de pedido de agendamento da reunião de negociação, devendo a instituição informar em no máximo 15 dias, a contar do pedido de atendimento, uma data para a realização da negociação (reuniões poderão ser realizadas de forma virtual remota).

 

- não poderão ser exigidos documentos como pré-condição para agendar a negociação (a exigência será interpretada como recusa em negociar).

 

- a recusa em agendar data para a negociação, a ausência de resposta sobre essa data decorridos os 15 dias da solicitação, sem justa causa, caracteriza prática abusiva, nos termos do art. 39, caput e inciso V, do Código de Defesa do Consumidor.

 

- durante a negociação, a instituição poderá exigir somente os documentos estritamente necessários que comprovem a falta de condição de pagamento, vedada a exigência de documentação coberta pelo sigilo bancário ou fiscal.

 

- deverão ser atendidos os padrões de qualidade estabelecidos na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996), de acordo com as diretrizes do MEC, na realização de aulas por meio de recurso tecnológico à distância, conforme Portaria do MEC N° 343, de 17 de março de 2020, e portarias relacionadas, durante todo o período de calamidade pública provocada pela pandemia, devendo a instituição esclarecer se as aulas veiculadas à distância são gravadas e reproduzidas mais de uma vez ou transmitidas ao vivo.

 

Fundação Procon-SP

Assessoria de Comunicação

13/05/2020

https://www.dgabc.com.br/Noticia/3415733/procon-recua-sobre-desconto-em-escolas

FacebookTwitterWhatsAppImprimir

301 Visualizações

Voltar para a listagem de notícias

CALENDÁRIO DE EVENTOS

ACOMPANHE-NOS

HORÁRIO DE ATENDIMENTO:

De Segunda a Sexta das 8:00 às 17:00 Horas

SIGA NAS REDES SOCIAIS

FacebookInstagramTwitterYouTubeLinkedIn

CONTATO

Av. Ramiro Colleoni, 5
Centro
Santo André - SP
CEP: 09040-160
Telefone: (11) 4435-3555
E-mail: contato@consorcioabc.sp.gov.br

Ver Localização

Versão do sistema: 2.0.0 - 19/04/2024

Portal atualizado em: 24/04/2024 12:23:14

Consórcio Intermunicipal Grande ABC - SP.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Política de Cookies e Políticas de Privacidade.