.

Acessibilidade

Aumentar Fonte
.
Diminuir Fonte
.
Fonte Normal
.
Alto Contraste
.
Libras
.
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Mapa do Site
.
Acesso à informação
.

De Segunda a Sexta das 8:00 às 17:00 Horas

Idioma

Português

English

Español

Francese

Deutsch

Italiano

Procon Consórcio ABC - Sexta-feira, 10 de Julho de 2020

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

Procon-SP multa Enel Consumidores reclamaram de contas muito elevadas; empresa foi multada em mais de R$ 10 milhões

Procon-SP multa Enel Consumidores reclamaram de contas muito elevadas; empresa foi multada em mais de R$ 10 milhões


Procon-SP multa Enel  Consumidores reclamaram de contas muito elevadas; empresa foi multada em mais de R$ 10 milhões

O @proconsp multou a distribuidora de energia elétrica Enel por má prestação de serviço. Milhares de pessoas reclamaram dos valores elevados das contas referentes aos meses de março a junho – mais de 21 mil queixas foram registradas só de 1 de junho a 7 de julho.

 

De março a maio, sob o argumento de estado de calamidade pública, a distribuidora de energia deixou de realizar leitura presencial dos medidores, optando por fazer as cobranças desses meses pela média de consumo. Tal situação gerou faturamentos incorretos e transtornos aos consumidores, que tiveram que recorrer ao @proconsp para terem suas contas corrigidas. A empresa incorreu em má prestação de serviço, infringindo o Código de Defesa do Consumidor (CDC).

 

Além disso, para os consumidores que optaram em fazer o parcelamento dos valores questionados a fim de evitar a suspensão do serviço, a Enel impôs a assinatura de uma confissão de dívida. Por essa razão a empresa incorreu em prática abusiva.

 

A Enel também deixou de informar diretamente na fatura dos seus clientes a opção de parcelamento dos valores e, deste modo, não forneceu informações essenciais acerca do serviço prestado – o que também desrespeita o CDC.

 

A multa de R$ 10.214.983,98 é aplicada por meio de processo administrativo e a empresa tem  direito à defesa. O valor da multa, de acordo com o CDC, é estimado com base no porte econômico da empresa, na gravidade da infração e na vantagem obtida.

 

* Reunião com Ministério Público *

 

O Procon-SP e o Ministério Público de São Paulo haviam se reunido com a empresa na tentativa de compor a melhor solução para os consumidores. O Procon-SP também havia notificado a empresa pedindo explicações.

 

Fundação Procon-SP

Assessoria de Comunicação

 

14/07/2020

https://www.dgabc.com.br/Noticia/3477621/procon-sp-notifica-assai-apos-denuncia-de-racismo

 

https://economia.ig.com.br/2020-07-13/supermercado-assai-e-acusado-de-racismo-e-notificado-pelo-procon-sp.html

 

https://www.instagram.com/p/CCol97vDoDP/?igshid=13c4u7pij18ls

656 Visualizações

Notícias relacionadas

Voltar para a listagem de notícias

.
.

Consórcio Intermunicipal de Grande ABC - SP.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Políticas de cookies e Termos e condições gerais de uso.